DER-SP - DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM

Atendimento ao usuário

Pesquisa de notícias

Secretaria de Logística e Transportes:
Rua Iaiá, 126 - Itaim Bibi - São Paulo

(011) 3702-8111 / 8113
(plantão sábados, domingos e feriados) transportes@transportes.sp.gov.br

Atendimento aos Usuários

DER LEVA CIDADE PORTINHO ITINERANTE A CAMPINAS

19/05/2008 17:40

Cerca de mil crianças receberão orientações de como evitar acidentes nas rodovias

Na próxima semana, a Cidade Portinho Itinerante chegará à região de Campinas. A ação, que ensina regras de trânsito para crianças de 5 a 11 anos, é uma iniciativa do DER ? Departamento de Estradas de Rodagem, vinculado à Secretaria dos Transportes do Estado, em parceria com a Porto Seguro Seguros. De 26 e 30 de maio, cerca de mil alunos da região participarão do projeto, na Divisão Regional do DER, em Campinas. Mais de 30 mil alunos já passaram pelo programa em todo o Estado.

Cidade Portinho

A Cidade Portinho Itinerante foi criada em 2005 em São Paulo, no bairro da Mooca. Em uma área de 250 m², as crianças recebem aulas teóricas e aprendem na prática como se portar à direção, levando ?multas? fictícias quando não cumprem as leis de trânsito. O projeto conta com monitores especializados que, além de orientá-las, exibem um vídeo educativo com as principais regras de trânsito e discutem temas específicos das rodovias. No fim das atividades, as crianças recebem uma revista de histórias em quadrinhos e a carteira de habilitação mirim.

Para a visita a Campinas, o DER disponibilizou um veículo de inspeção para que as crianças possam conhecer um pouco mais do trabalho das Unidades Básicas de Atendimento ? UBAS.

Objetivo do projeto é desenvolver nos alunos, desde cedo, o respeito às regras de trânsito e incentivar os pais a agirem da mesma forma. Campanhas nesse sentido são realizadas pelo DER desde 2003.

O projeto está percorrendo as 14 unidades regionais do DER. Já foram atendidos alunos das redes estadual e municipal de ensino nas regiões de Taubaté, Campinas, Rio Claro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Araçatuba, Itapetininga, Bauru, Cubatão, Presidente Prudente e Barretos. Até novembro, a Cidade Portinho Itinerante visita as seguintes regionais: Presidente Prudente, de 23 a 27 de junho; Cubatão, de 25 a 29 de agosto; Itapetininga, de 22 a 26 de setembro; Taubaté, de 27 a 31 de outubro, e Barretos, de 10 a 14 de novembro.

EVENTO: Abertura da Cidade Portinho Itinerante
DIA: segunda-feira, 26 de maio de 2008
HORÁRIO: 14 horas
LOCAL: Divisão Regional do DER/Campinas, R. Comandante Ataliba Eurides Vieira, s/n°, Jardim Santana ? Campinas-SP.

DER - Departamento de Estradas de Rodagem
Avenida do Estado, 777 - Ponte Pequena - CEP: 01107-901 - São Paulo - SP