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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
• em rodovias de pista dupla pode ser vantajoso, em algumas situações, va-
riar a largura do canteiro central para permitir alinhamentos independentes
em planta e perfil para as duas pistas. Essa medida é particularmente de-
sejável nos casos de duplicação de pista existente.
• em regiões de relevo ondulado, pode ser utilizada uma curva côncava de
amplo desenvolvimento e grande raio de curvatura para atenuar a rigidez
do traçado, em favor de uma longa tangente horizontal, observadas as con-
dições de escoamento superficial;
• recomenda-se que o traçado, em planta e perfil, seja projetado de forma
integrada a preservação ambiental, harmonizando-o, sempre que possível,
com a paisagem natural.
7.1.4 Declividade transversal
Do ponto de vista operacional e de segurança, declividades transversais mais baixas
são preferíveis por proporcionarem mais conforto e menor desvio latera. Por outro
lado, declividades transversais elevadas são vantajosas para acelerar o escoamento
superficial (garantindo boas condições de drenagem) e possibilitar mais conforto em
curvas.
Com relação à seção transversal, o segmento da rodovia pode ser projetado de
duas formas: coroado (declividade transversal para ambos os lados) ou com caimento
simples. Seções coroadas são típicas em pistas simples, enquanto seções com caimen-
to simples são mais comuns em pista dupla. Nos casos em que a pista dupla possui
seção coroada, elementos de drenagem devem estar presentes em ambos os lados da
via (na região externa e no canteiro central). Contudo, o sistema de drenagem não deve
prejudicar a segurança nas laterais das vias, devendo ser seguida a ordem de prioridade
de tratamento de obstáculos fixos na zona livre estabelecida no “Capítulo 8 — Projeto
seguro das laterais da vias”: (i) remover o obstáculo; (ii) redesenhar o obstáculo; (iii)
realocar o obstáculo; (iv) reduzir a severidade do impacto; (v) proteger com dispositivo
de contenção; e (vi) delinear o obstáculo.
A principal vantagem da seção transversal coroada está relacionada à capacidade
de drenagem, a qual geralmente é maior nesse tipo de seção. Já em seções transversais
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP