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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  de iluminação da norma brasileira e das Instruções de Projeto, a iluminação do túnel
                  deve ser complementada nos trechos de rodovia adjacentes ao túnel.

                       Dados de acidentalidade mostram que a ocorrência de acidentes em túneis é mais
                  frequente nas áreas de transição entre o túnel e as rodovias a céu aberto, do que no

                  interior do túnel. Assim, a área a céu aberto próxima ao túnel é a de maior risco para a
                  Segurança Viária [4], sendo necessário garantir que a relação entre os níveis de ilumi-
                  nância no interior do túnel e nos segmentos adjacentes da rodovia seja inferior à razão

                  máxima determinada na norma. Além disso, é necessário incluir, na entrada dos túneis,
                  luzes de indicação de pistas abertas e bloqueadas ao tráfego.




                  7.6 Considerações finais sobre a elaboração de
                        um projeto seguro





                  Rodovias devem ser projetadas de modo a fornecer um ambiente seguro para o des-
                  locamento dos diferentes usuários do sistema viário. O atendimento aos critérios de

                  projeto dos diferentes elementos viários, estabelecidos por meio de normas, é um dos
                  fatores podem influenciar na Segurança Viária de uma rodovia.

                       No entanto, respeitar os critérios de projeto não garante que uma rodovia seja

                  segura. Muitas vezes é necessário considerar a interação entre diferentes elementos e
                  o modo como essa interação é capaz de influenciar o comportamento dos motoristas
                  e outros usuários das vias.

                       Ainda, é possível que, em algumas situações, não seja possível garantir o atendi-

                  mento a todos os critérios mínimos dos elementos de projeto. Nesses casos, a via deve
                  ser equipada com elementos que auxiliem na identificação de situações de risco e for-
                  neçam tempo suficiente para que o motorista seja capaz de reagir a elas, adequar seu
                  movimento e velocidade e, assim, evitar a ocorrência de acidentes.


                       Cada projeto deve ser analisado individualmente, com base nas características lo-
                  cais, na classe da rodovia, na velocidade diretriz, no tipo de usuário, no volume e com-
                  posição de tráfego e na coordenação dos diferentes elementos viários, a fim de garantir
                  um projeto seguro.




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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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