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V OL UME 1 – PRO JET O
Saliência ou Lombada
(A-18)
FUNÇÃO
Adverte sobre a existência de saliência causada por defeito no pavimento ou lombada
construída em trechos urbanos das rodovias, visando a redução da velocidade.
PRINCÍPIOS DE UTILIZAÇÃO
A construção de lombadas é desaconselhada pelo CTB em seu Artigo 94, Parágrafo
Único:
“É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizado-
res como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos
pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabele-
cidos pelo CONTRAN”.
Portanto, toda e qualquer lombada nas vias sob jurisdição do DER/SP, existente ou
projetada, deve ser analisada, autorizada e homologada pelo DER/SP, e estar, quando
implantada, permanentemente monitorada e de acordo com a Resolução 600 do Con-
selho Nacional de Trânsito – CONTRAN, de 24 de maio de 2016.
A Resolução do CONTRAN estabelece, além dos tipos de lombada, suas dimensões
e as premissas de projeto a serem seguidas, os pré-requisitos necessários para justifi-
car a implantação e manutenção de lombada, destacando que as lombadas só podem
ser implantadas...
“... se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa,
nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demons-
tre índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator de-
terminante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras
alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.”.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP