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V OL UME   1   –   PRO JET O















                                                    Saliência ou Lombada
                                                          (A-18)


                  FUNÇÃO


                  Adverte sobre a existência de saliência causada por defeito no pavimento ou lombada
                  construída em trechos urbanos das rodovias, visando a redução da velocidade.

                  PRINCÍPIOS DE UTILIZAÇÃO


                  A construção de lombadas é desaconselhada pelo CTB em seu Artigo 94, Parágrafo
                  Único:


                             “É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizado-
                             res como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos
                             pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabele-
                             cidos pelo CONTRAN”.


                       Portanto, toda e qualquer lombada nas vias sob jurisdição do DER/SP, existente ou
                  projetada, deve ser analisada, autorizada e homologada pelo DER/SP, e estar, quando
                  implantada, permanentemente monitorada e de acordo com a Resolução 600 do Con-

                  selho Nacional de Trânsito – CONTRAN, de 24 de maio de 2016.

                       A Resolução do CONTRAN estabelece, além dos tipos de lombada, suas dimensões
                  e as premissas de projeto a serem seguidas, os pré-requisitos necessários para justifi-
                  car a implantação e manutenção de lombada, destacando que as lombadas só podem

                  ser implantadas...


                             “... se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa,
                             nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demons-
                             tre índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator de-
                             terminante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras
                             alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.”.


                                                                                                            103

                                                                    MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
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