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V OL UME 1 – PRO JET O
A.4.4.4 Critérios de projeto de orientação e exemplos de
aplicações para rodovias Classe IB
As características gerais das rodovias de Classe IB são as seguintes:
• pista simples;
• controle parcial de acessos;
• velocidades de projeto até 100 km/h;
• elevados volumes de tráfego.
Devido aos elevados volumes de tráfego e às funções de vias alimentadoras, os
sinais dessas rodovias devem possuir ótimo padrão visual, funcional e de manutenção,
apresentando dimensões compatíveis com as velocidades regulamentadas.
As placas de orientação das rodovias de Classe IB são afixadas em suportes para
placa de solo, salvo em locais e situações particulares que justifiquem a adoção de ou-
tros tipos.
A altura das letras maiúsculas das mensagens deve ser de 200 mm Serie E(M),
exceto nas que apresentam todas as letras maiúsculas, com h = 175 mm Serie (D).
A sinalização de Orientação nas rodovias de Classe IB, é composta basicamen-
te, por:
A.4.4.4.1 Sinais de Aproximação
Pré-sinalização – OAp
Sinal de aproximação que orienta, com antecedência, os destinos a que a saída dá aces-
so e a distância até o ponto de mudança de direção, geralmente a 500 m.
• em saídas de grande importância e elevado VDM poderá ser repetida a 1 km
• a placa deve conter, no máximo, o nome de três localidades.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP