Page 176 - Manual_de_Sinalizacao-Vol1_DIGITAL_FINAL
P. 176

V OL UME   1   –   PRO JET O




                       A sinalização deve ser composta por sinal de pré-sinalização (IP-16) a 1 km e a 500
                  m para as rodovias Classes 0 e IA, podendo ser repetidos no lado esquerdo da via (can-
                  teiro central) se necessário. Para as demais Classes de rodovias utiliza-se o sinal (IP-

                  16) a 500 m. O sinal de confirmação (IP-17) pode ser utilizado quando houver pista de
                  saída para acesso ao posto policial. O sinal que contém somente a informação “POLÍCIA
                  RODOVIÁRIA” (IP-17A), deve ser usado quando o posto policial estiver localizado junto à
                  rodovia.


                       Os projetos-tipo 5 e 6 do Capítulo F referem-se à sinalização de instalações da
                  Polícia Rodoviária.




                  A.4.5.5 Unidade básica de atendimento – UBA


                  Informam aos usuários a existência de uma Unidade Básica de Atendimento – UBA.















                                    IP-18                                        IP-19















                                    IP-20                                        IP-21

                       A sinalização deve ser composta por pré-sinalização a 500 m da saída para a UBA
                  (IP-18), e confirmação e encaminhamento até a unidade (IP-19 a IP-21). A pré-sinaliza-
                  ção pode, ainda, ser completada por um sinal a 1 km da saída.







                                                                                                            175

                                                                    MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   171   172   173   174   175   176   177   178   179   180   181