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INTRODUÇÃ O




                       O Capítulo 10 discute a Segurança Viária em projetos de rodovias que atravessam
                  áreas urbanas. Neste capítulo, são definidos três tipos de travessias urbanas, de acordo
                  com o nível de segregação entre a rodovia e a área urbana. Também são apresentadas

                  as principais medidas moderadoras de tráfego (traffic calming), destinadas a gerenciar a
                  velocidade em áreas urbanizadas. O Capítulo 11 é dedicado ao tratamento de usuários
                  vulneráveis (pedestres e ciclistas) em rodovias, especialmente em travessias urbanas
                  com grande influência de áreas urbanizadas.


                       O Capítulo 12 é voltado para a abordagem proativa no tratamento da Segurança
                  Viária, na qual busca-se agir preventivamente em favor da segurança. Este capítulo
                  apresenta as principais técnicas utilizadas nessa abordagem.

                       Os capítulos 13 e 14 abordam etapas do Gerenciamento da Segurança Viária. No

                  Capítulo 13 é detalhada a etapa da seleção de contramedidas, sendo definido o con-
                  ceito de contramedida e apresentada a relação entre as contramedidas e os fatores de
                  risco. Ainda, é elaborada uma lista com as principais contramedidas com efetividade
                  comprovada, utilizadas nacional e internacionalmente. No Capítulo 14 são apresenta-

                  das as etapas de avaliação econômica, priorização de projetos e monitoramento dos
                  projetos implantados, sendo identificados diferentes métodos que podem ser utiliza-
                  dos em cada uma dessas etapas. É destacada, ainda, a importância das avaliações da
                  efetividade dos projetos implantados e do compartilhamento dos resultados alcança-

                  dos para auxiliar na seleção de contramedidas de outros projetos.

                       O Capítulo 15 apresenta uma metodologia para a previsão de acidentes, o método
                  preditivo do Highway Safety Manual (HSM) , utilizada para estimar os benefícios advin-
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                  dos da implantação de uma contramedida.


                       O Capítulo 16 é dedicado à operação segura das rodovias, sendo definidas duas
                  condições operacionais — operação recorrente e operação especial.

                       Por fim, o Capítulo 17 encerra o conteúdo apresentando problemas típicos de se-
                  gurança que podem ocorrer em rodovias da malha paulista. Os tipos de acidentes mais

                  comuns e com elevado grau de severidade são associados aos principais fatores de
                  risco, sendo apontadas possíveis contramedidas que podem reduzir ou, até mesmo,
                  eliminar esses fatores, melhorando a Segurança Viária.



                  1   Manual de Segurança de Rodovias em tradução livre.


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                                                                                                         DER / SP
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