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INTRODUÇÃ O
O Capítulo 10 discute a Segurança Viária em projetos de rodovias que atravessam
áreas urbanas. Neste capítulo, são definidos três tipos de travessias urbanas, de acordo
com o nível de segregação entre a rodovia e a área urbana. Também são apresentadas
as principais medidas moderadoras de tráfego (traffic calming), destinadas a gerenciar a
velocidade em áreas urbanizadas. O Capítulo 11 é dedicado ao tratamento de usuários
vulneráveis (pedestres e ciclistas) em rodovias, especialmente em travessias urbanas
com grande influência de áreas urbanizadas.
O Capítulo 12 é voltado para a abordagem proativa no tratamento da Segurança
Viária, na qual busca-se agir preventivamente em favor da segurança. Este capítulo
apresenta as principais técnicas utilizadas nessa abordagem.
Os capítulos 13 e 14 abordam etapas do Gerenciamento da Segurança Viária. No
Capítulo 13 é detalhada a etapa da seleção de contramedidas, sendo definido o con-
ceito de contramedida e apresentada a relação entre as contramedidas e os fatores de
risco. Ainda, é elaborada uma lista com as principais contramedidas com efetividade
comprovada, utilizadas nacional e internacionalmente. No Capítulo 14 são apresenta-
das as etapas de avaliação econômica, priorização de projetos e monitoramento dos
projetos implantados, sendo identificados diferentes métodos que podem ser utiliza-
dos em cada uma dessas etapas. É destacada, ainda, a importância das avaliações da
efetividade dos projetos implantados e do compartilhamento dos resultados alcança-
dos para auxiliar na seleção de contramedidas de outros projetos.
O Capítulo 15 apresenta uma metodologia para a previsão de acidentes, o método
preditivo do Highway Safety Manual (HSM) , utilizada para estimar os benefícios advin-
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dos da implantação de uma contramedida.
O Capítulo 16 é dedicado à operação segura das rodovias, sendo definidas duas
condições operacionais — operação recorrente e operação especial.
Por fim, o Capítulo 17 encerra o conteúdo apresentando problemas típicos de se-
gurança que podem ocorrer em rodovias da malha paulista. Os tipos de acidentes mais
comuns e com elevado grau de severidade são associados aos principais fatores de
risco, sendo apontadas possíveis contramedidas que podem reduzir ou, até mesmo,
eliminar esses fatores, melhorando a Segurança Viária.
1 Manual de Segurança de Rodovias em tradução livre.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP