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CAPÍTUL O   0 3   –   A CIDENT ALID ADE




                       Acidentalidade, por sua vez, trata do conjunto coerente de informações que envol-
                  vem os acidentes de trânsito e embasam os dados das ocorrências sob diversos aspec-
                  tos, fornecendo referências fundamentais para a análise e adoção de ccontramedidas,

                  visando a redução dos acidentes e de sua severidade.

                       Estatisticamente, acidentes são eventos raros e aleatórios. Raros na medida em
                  que representam uma parcela muito pequena do total de eventos relacionados ao
                  transporte,  e  aleatórios,  pois  suas  causas  são  fatores  parcialmente  determinísticos

                  (podem ser controlados) e parcialmente estocásticos (aleatórios e imprevisíveis) [1].
                  Embora raros, acidentes de trânsito são muito mais frequentes do que acidentes em
                  outros modais, como acidentes aéreos ou fluviais.

                       O risco de acidentes no trânsito pode ser definido como função de quatro fatores:

                  (i) exposição, relacionada à quantidade de movimento ou de viagens dos usuários e à
                  extensão da via, (ii) probabilidade de um acidente, dada uma determinada exposição,
                  (iii) probabilidade de ferimentos, dado um acidente e (iv) resultado dos ferimentos.

                       Sabe-se que o risco de ocorrer um acidente está sempre presente quando há

                  deslocamento de veículos em uma rede de transportes. No entanto, a probabilidade
                  de ocorrência é baixa na maioria dos casos, estando ligada à presença de condições
                  específicas no momento do acidente, como um motorista desatento que invade a
                  faixa de tráfego adjacente no momento em que outro veículo está passando nessa

                  mesma faixa [1].

                       Assim, o risco potencial de acidentes aumenta com o incremento de fatores de
                  risco presentes na rodovia. Na maioria dos casos, acidentes em potencial podem ser
                  evitados por uma ação habilidosa do motorista, como diminuir a velocidade, mudar de

                  faixa ou acionar a buzina, ou ainda por atitudes de direção defensiva [1].

                       Neste capítulo são apresentadas as principais formas de classificar os acidentes:
                  por tipo e por severidade. Além disso, são identificados os principais indicadores de Se-
                  gurança Viária, destacando-se os indicadores mais utilizados mundialmente, que po-

                  dem servir para comparar os níveis de acidentalidade dos diferentes países. Por último,
                  é apresentada a metodologia de cálculo dos custos dos acidentes.









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