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CAPÍTUL O 0 3 – A CIDENT ALID ADE
Acidentalidade, por sua vez, trata do conjunto coerente de informações que envol-
vem os acidentes de trânsito e embasam os dados das ocorrências sob diversos aspec-
tos, fornecendo referências fundamentais para a análise e adoção de ccontramedidas,
visando a redução dos acidentes e de sua severidade.
Estatisticamente, acidentes são eventos raros e aleatórios. Raros na medida em
que representam uma parcela muito pequena do total de eventos relacionados ao
transporte, e aleatórios, pois suas causas são fatores parcialmente determinísticos
(podem ser controlados) e parcialmente estocásticos (aleatórios e imprevisíveis) [1].
Embora raros, acidentes de trânsito são muito mais frequentes do que acidentes em
outros modais, como acidentes aéreos ou fluviais.
O risco de acidentes no trânsito pode ser definido como função de quatro fatores:
(i) exposição, relacionada à quantidade de movimento ou de viagens dos usuários e à
extensão da via, (ii) probabilidade de um acidente, dada uma determinada exposição,
(iii) probabilidade de ferimentos, dado um acidente e (iv) resultado dos ferimentos.
Sabe-se que o risco de ocorrer um acidente está sempre presente quando há
deslocamento de veículos em uma rede de transportes. No entanto, a probabilidade
de ocorrência é baixa na maioria dos casos, estando ligada à presença de condições
específicas no momento do acidente, como um motorista desatento que invade a
faixa de tráfego adjacente no momento em que outro veículo está passando nessa
mesma faixa [1].
Assim, o risco potencial de acidentes aumenta com o incremento de fatores de
risco presentes na rodovia. Na maioria dos casos, acidentes em potencial podem ser
evitados por uma ação habilidosa do motorista, como diminuir a velocidade, mudar de
faixa ou acionar a buzina, ou ainda por atitudes de direção defensiva [1].
Neste capítulo são apresentadas as principais formas de classificar os acidentes:
por tipo e por severidade. Além disso, são identificados os principais indicadores de Se-
gurança Viária, destacando-se os indicadores mais utilizados mundialmente, que po-
dem servir para comparar os níveis de acidentalidade dos diferentes países. Por último,
é apresentada a metodologia de cálculo dos custos dos acidentes.
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