Page 42 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 42
CAPÍTUL O 0 1 – P ANOR AMA D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
Entre 2000 e 2019, os países de renda alta reduziram o índice de óbitos por 100 mil
habitantes de 14 para 8,4. Por outro lado, no mesmo período, os países de renda baixa
mantiveram o índice acima de 26 e, em 2019, atingiram 28,3 óbitos por 100 mil habitan-
tes, número 3,4 vezes maior do que o registrado em países de renda alta.
Além disso, os custos dos acidentes de trânsito para os países em desenvolvimen-
to são de aproximadamente 3% a 5% do PIB [8]. Assim, a melhoria da Segurança Viária
tem impactos sociais, econômicos e na saúde das populações de todo o mundo, mas
impacta significativamente os países em desenvolvimento.
1.2 Panorama nacional
No Brasil, milhares de pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito todos os anos.
Comparando-se com o panorama mundial, observa-se que o Brasil apresenta um ín-
dice de óbitos por 100 mil habitantes um pouco menor do que a média global e um
desempenho ligeiramente pior do que a média da América. Com exceção das regiões da
África, que se destaca com 27,2, e da Europa, com 7,4, os índices de óbitos por 100 mil
habitantes ficam entre 15 e 18, como apresentado no Gráfico 1.5.
Gráfico 1.5: Índice de óbitos por 100 mil habitantes
nas regiões da OMS, no Brasil e no mundo (2019)
Fonte: elaborado pelo autor com base em [5]
41
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP