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V OL UME 1 – PRO JET O
A altura da letra inicial maiúscula das mensagens deve ser de 250 mm, Série E(M).
Os sinais devem ser implantados em suportes para placa de solo, à direita da rodovia.
Se, por razões de ordem local, essa sequência de sinais após a interseção não pu-
der ser implantada, o sinal de distância pode ser suprimido, mantendo-se obrigatoria-
mente os sinais de identificação e de regulamentação de velocidade (R-19).
A.4.4.2.4 Sinalização de retorno – OR, rodovias Classes 0 e IA
OR-1 OR-2
Sinal de pré-sinalização – OR-1: orienta, com antecedência, a existência de local
onde o movimento de retorno é permitido. Não apresenta número de saída. Deve ser
implantado a 500 m do início do taper de acesso.
Sinal de confirmação – OR-2: orienta o local onde o movimento de retorno é per-
mitido. Deve ser posicionado no início do taper de acesso à pista destinada à manobra
de retorno.
A altura das letras do “RETORNO”, deve ser 250 mm. Os sinais devem ser implan-
tados em suportes para placa de solo ou semipórtico, à direita da rodovia podendo ain-
da, a mensagem, ser parte integrante da sinalização de aproximação e de confirmação
de saída se sua inclusão for possível e oportuna.
A.4.4.3 Exemplos de aplicações em projetos de orientação para
rodovias Classes 0 e IA
São apresentados a seguir os exemplos de aplicação mais frequentes nas rodovias
Classes 0 e IA, que mostram a sequência dos sinais no eixo longitudinal da rodovia,
as respectivas distâncias de implantação e a estruturação das mensagens de destino
nos sinais.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP