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V OL UME 1 – PRO JET O
A.4.4.6 Critérios de projeto de orientação e exemplos de
aplicação para rodovias Classes II, III e IV
As rodovias de Classes II, III e IV são caracterizadas como vias de pista simples e abran-
gência local. Operam a velocidades moderadas e fazem ligação com outras rodovias ou
acessos locais.
Diferem entre si através dos volumes de tráfego, moderados a baixos, previstos
para cada Classe, como segue:
• Classe II – VDM entre 700 e 1400 veículos, velocidade de projeto de até
100 km/h
• Classe III – VDM entre 200 e 700 veículos, velocidade de projeto até
80 km/h, as rodovias vicinais e vias rurais municipais pavimentadas se en-
quadram nesta categoria;
• Classe IV – VDM até 200 veículos, velocidade de projeto até 80 km/h,
geralmente não pavimentadas.
As rodovias municipais ou pertencentes a outros órgãos ou empresas, em geral
pertencentes às Classes III e IV que, por qualquer motivo, venham a integrar o acervo
do DER/SP, devem ser sinalizadas em conformidade com as normas técnicas, especifi-
cações e procedimentos do DER/SP.
No tocante à sinalização vertical de orientação, a sistemática usual e as caracte-
rísticas de projeto são as seguintes:
• altura da letra inicial maiúscula das mensagens:
• velocidade regulamentada até 60 km/h: Série E(M), h = 150 mm, exceto
nas mensagens com todas as letras maiúsculas, Série D, h = 125 mm;
• velocidade regulamentada superior a 60 km/h até 80 km/h: Série E(M),
h = 175 mm, exceto nas mensagens com todas as letras maiúsculas, Série
D, h = 150 mm.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP