Page 156 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 156

CAPÍTUL O   0 5   –   USO   E   TR A T AMENT O   DE   D ADOS   DE   A CIDENTE S




                  os registros de acidentes tenham informações espaciais, seja a localização por endere-
                  ço, seja por coordenadas geográficas, com a maior precisão possível. Diversas análises
                  podem ser feitas utilizando ferramentas de geoprocessamento, como:

                           •  associação de relatórios policiais digitalizados e registros de vídeo ou foto

                             ao banco de dados SIG, para cada local de acidente, visando a tornar os
                             dados originais e as informações básicas prontamente disponíveis para o
                             analista;

                           •  consulta a bancos de dados para identificar conjuntos de acidentes com ca-
                             racterísticas comuns, localizados a uma determinada distância de pontos
                             específicos ou de outros acidentes. Isso pode levar a avaliações dos aciden-

                             tes ocorridos em diferentes regiões e análises da relação dos acidentes com
                             os usos do solo;

                           •  avaliação de frequência ou densidade de acidentes ao longo de um segmen-
                             to para fornecer indicações de padrões de acidentes em uma área deter-
                             minada;

                           •  aplicação de filtros por tipo de acidente, por localidade, por características
                             dos locais etc. Assim, pode-se estabelecer relações entre as localidades ou
                             avaliar individualmente cada uma delas;

                           •  verificações de controle de qualidade dos dados realizadas e, se necessário,
                             correções diretamente no banco de dados;
                           •  realização de análises integrando dados de acidentes (localização, hora do

                             dia, dia da semana, idade dos envolvidos, sobriedade) com outras informa-
                             ções do local (presença de escolas, sinalização de limite de velocidade, cru-
                             zamentos rodoferroviários etc.).




                       O sistema do INFOSIGA SP, ao lançar os dados, fornece estatísticas de acidentes
                  de acordo com os filtros selecionados. Essas estatísticas geram um mapa de calor ou
                  de concentração de acidentes com óbitos e/ou vítimas. Para tanto, os dados devem

                  ser georreferenciados, permitindo a representação de todos os acidentes e a avalia-
                  ção da concentração de acidentes nos locais informados. A Figura 5.4 representa um
                  mapa de calor de óbitos e vítimas no estado de São Paulo, retirados do InfoMapa. Para






                                                                                                            155

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   151   152   153   154   155   156   157   158   159   160   161