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V OL UME   1   –   PRO JET O




                  A.1.4 Dimensões


                  As dimensões dos sinais apresentados neste manual foram estabelecidas e padroniza-
                  das levando em conta o tempo de leitura e entendimento pelos usuários em função da

                  velocidade, e o tempo de resposta adequado às informações dos sinais.

                       Os sinais de regulamentação e advertência estão dimensionados de acordo com o
                  porte da rodovia em que devem ser implantados. São de três tipos:

                           •  Tipo I, de 0,80 m, para rodovias Classes II, III e IV, e interseções modestas;

                           •  Tipo II, de 1,00 m, para rodovias Classe IB, suas interseções em geral e vias
                             marginais de rodovias Classes 0 e I;

                           •  Tipo III, de 1,20 m, para rodovias Classes 0 e IA e suas interseções.



                  Nota: Em trechos urbanizados, poderá, excepcionalmente, ser utilizado sinais com di-
                  mensão de 0,60 m caso não haja espaço para a implantação de sinais do Tipo I, a crité-
                  rio da autoridade, devidamente justificado.



                       As medidas 0,60 m, 0,80 m, 1,00 m e 1,20 m referem-se à distância entre la-
                  dos opostos do sinal Parada Obrigatória (R-1), ao lado do sinal Dê a Preferência

                  (R-2), ao lado dos sinais quadrados de advertência e ao diâmetro dos sinais circulares
                  de regulamentação.

                       O dimensionamento dos sinais de indicação é determinado pelos critérios e proce-
                  dimentos explicados no Volume II – CONFECÇÃO DOS SINAIS – deste manual, variando

                  de acordo com a Classe da rodovia.

                       Os sinais de indicação que possuem mensagens já determinadas ou dimensões fi-
                  xas das placas, também estão apresentados no Volume II, assim como o detalhamento
                  dos sinais de regulamentação e de advertência simples e com as mensagens comple-

                  mentares usualmente empregadas.




                  A.1.5 Retrorrefletividade


                  Todos os sinais devem ser retrorrefletivos, exceto as partes de cor preta, sempre opa-
                  cas, que aparecerão por contraste. A retrorrefletividade do sinal é obtida utilizando-se

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                     MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
          DER / SP
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