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V OL UME   1   –   PRO JET O




                  necessário. Da mesma forma, pode ser implantado em conjunto com o sinal Sentido de
                  Circulação na Rotatória (R-33).

                       Deve, sempre que possível, ser complementado com sinalização horizontal Linha
                  de Retenção – LRE e legenda “PARE”, podendo, ainda, ser complementado com o sinal

                  luminoso “Luzes de Advertência”.

                       Deve ser evitada a implantação do sinal Parada Obrigatória (R-1) a mais de 5,0 m
                  da linha de retenção.


                       Caso sua visibilidade seja inferior a 80 m, ou em cruzamentos rodoferroviários, o
                  sinal Parada Obrigatória (R-1) deve ser precedido do sinal Parada Obrigatória à Frente
                  (A-15), complementado com a mensagem “A... m”, ver Figura A-11.



                                                       Figura A-11



































                  Nota: É vedado o uso conjunto dos sinais R-1 e R-2, ou no mesmo acesso.


                  POSICIONAMENTO

                  Deve estar situado do lado direito da pista, no ponto de parada, distante no mínimo a
                  1,50 m e no máximo a 15,0 m da borda da via transversal, figuras A-12 e A-13.



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                                                                    MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
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