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V OL UME 1 – PRO JET O
PRINCÍPIOS DE UTILIZAÇÃO
A redução do limite de velocidade, quando necessária, deve ser efetuada gradativa-
mente, através de sinais com limites decrescentes, múltiplos de 10 km/h, respeitando
o espaçamento mínimo de 100 m entre sinais consecutivos.
Assim que passar o evento que necessita de menor velocidade, deve ser colocada
outro sinal R-19 restaurando a velocidade original da rodovia.
Em casos de necessidades especiais de visualização, os sinais poderão ser implan-
tados suspensas sobre a via.
Nas vias dotadas de equipamento eletrônico de detecção de velocidade (radar) o
posicionamento das placas R-19 deve atender a legislação em vigor do CONTRAN.
POSICIONAMENTO
Deve ser utilizado no início e logo após as vias de acesso da rodovia e repetido a inter-
valos de aproximadamente 5 km em trechos de velocidade uniforme.
No início e logo após as vias de acesso da rodovia, o sinal R-19 representa o segun-
do elemento da seguinte sequência de sinais:
• identificação da rodovia, escudo, obrigatório em todas as Classes de rodo-
via, conforme item A.4.2.1 – Identificação de Rodovia;
• velocidade regulamentada, obrigatório em todas as Classes de rodovia;
• distância até os destinos à frente, sinal indicativo de orientação recomen-
dado para todas as Classes de rodovia, conforme item A.4.4 – Sinalização
de Orientação, onde são apresentados exemplos de sinalização pós-inter-
seção, para as diversas Classes de rodovias.
Em vias com 3 ou mais faixas por sentido, com separador físico, a sinalização deve
ser implantada nos dois lados da pista.
A redução de velocidade em trechos que apresentam restrição de visibilidade,
deve, sempre que possível, ter a placa posicionada nos dois lados da via.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP