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V OL UME   1   –   PRO JET O




                  PRINCÍPIOS DE UTILIZAÇÃO

                  A redução do limite de velocidade, quando necessária, deve ser efetuada gradativa-
                  mente, através de sinais com limites decrescentes, múltiplos de 10 km/h, respeitando
                  o espaçamento mínimo de 100 m entre sinais consecutivos.


                       Assim que passar o evento que necessita de menor velocidade, deve ser colocada
                  outro sinal R-19 restaurando a velocidade original da rodovia.

                       Em casos de necessidades especiais de visualização, os sinais poderão ser implan-

                  tados suspensas sobre a via.

                       Nas vias dotadas de equipamento eletrônico de detecção de velocidade (radar) o
                  posicionamento das placas R-19 deve atender a legislação em vigor do CONTRAN.

                  POSICIONAMENTO


                  Deve ser utilizado no início e logo após as vias de acesso da rodovia e repetido a inter-
                  valos de aproximadamente 5 km em trechos de velocidade uniforme.

                       No início e logo após as vias de acesso da rodovia, o sinal R-19 representa o segun-

                  do elemento da seguinte sequência de sinais:

                           •  identificação da rodovia, escudo, obrigatório em todas as Classes de rodo-
                             via, conforme item A.4.2.1 – Identificação de Rodovia;

                           •  velocidade regulamentada, obrigatório em todas as Classes de rodovia;
                           •  distância até os destinos à frente, sinal indicativo de orientação recomen-

                             dado para todas as Classes de rodovia, conforme item A.4.4 – Sinalização
                             de Orientação, onde são apresentados exemplos de sinalização pós-inter-
                             seção, para as diversas Classes de rodovias.




                       Em vias com 3 ou mais faixas por sentido, com separador físico, a sinalização deve
                  ser implantada nos dois lados da pista.

                       A  redução  de  velocidade  em  trechos  que  apresentam  restrição  de  visibilidade,
                  deve, sempre que possível, ter a placa posicionada nos dois lados da via.








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