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                  velocidade diretriz, velocidade de projeto — velocidade selecionada e utilizada para es-
                       tabelecer determinados parâmetros e características geométricas de uma via. O
                       valor adotado deve ser coerente com o relevo predominante do terreno, com o uso

                       e a ocupação do solo no entorno da via, com a velocidade operacional estimada ao
                       longo da via e com sua classe funcional.

                  velocidade operacional, velocidade de operação — velocidade na qual os condutores ope-
                       ram seus veículos sob condições de fluxo livre, e que corresponde ao 85º percentil

                       da distribuição de velocidades praticadas, obtido através da curva de frequências
                       acumuladas.

                  velocidade regulamentada — velocidade de tráfego máxima permitida em uma via. De-
                       finida pela autoridade de trânsito, a partir da classe da rodovia, dos parâmetros

                       geométricos, da composição do tráfego, dos tipos e da combinação de usuários
                       presentes e das condições operacionais.

                  via principal — classificação de uma via em relação a interseções e rede viária para
                       referir-se àquela que tem função superior à outra (via secundária) e que, portanto,

                       não precisa ceder a preferência de passagem.

                  via rural — vias localizadas em áreas rurais que se distinguem por serem pavimenta-
                       das (rodovias) ou não pavimentadas (estradas).

                  via secundária — classificação de uma via em relação a interseções e rede viária para

                       referir-se à via cuja função é subordinada em relação à via principal.

                  volume de tráfego — número de veículos que percorre uma seção ou trecho de uma ro-
                       dovia ou faixa de tráfego durante um período, geralmente expresso em horas (veí-

                       culos/hora) ou dias (veículos/dia). Diferencia-se de fluxo de tráfego por não consi-
                       derar os efeitos dos diferentes tipos de veículos nas condições operacionais da via.

                  volume diário médio (VDM) — número médio de veículos que percorre uma seção da via,
                       por dia, durante um período, geralmente expresso em veículos/dia. Quando não

                       especificado o período considerado, pressupõe-se que se trata de um ano. Para
                       períodos inferiores a um ano, deve-se utilizar procedimentos estatísticos para le-
                       var em consideração a sazonalidade dos dados, e o viés que essa sazonalidade
                       pode implicar nos cálculos que dependem do VDM.





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