Page 571 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 571
GL OSS ÁRIO
severidade de acidentes — nível de lesão aos ocupantes dos veículos ou usuários da via
ou ainda dano à propriedade decorrente de um acidente de trânsito, em um deter-
minado local, segmento ou ao longo de toda a rodovia.
Sistema Seguro — abordagem da Segurança Viária que considera que os seres huma-
nos cometem erros ao utilizar o sistema de transportes e são vulneráveis a le-
sões em caso de acidentes. Portanto, o sistema viário deve ser projetado para que
as consequências das falhas humanas sejam minimizadas. A responsabilidade é
compartilhada entre projetistas, gestores, operadores, autoridades governamen-
tais e usuários.
superelevação — inclinação transversal da pista nas curvas horizontais para compen-
sar o efeito da força centrífuga sobre os veículos.
superlargura — acréscimo na largura da pista, ao longo das curvas horizontais, para
proporcionar acomodação e segurança aos veículos que nelas transitam.
taxa de desconto, taxa mínima de atratividade — taxa escolhida para refletir o valor de
um montante de dinheiro no tempo, que considera a remuneração do capital pró-
prio e do financiamento.
taxa de juros — taxa cobrada por terceiros que remunera um investimento, sendo parte
do cálculo de uma taxa de desconto.
tempo de percepção-resposta (TPR, em inglês, perception-response time – PRT) — tempo
necessário para que o condutor consiga reagir a uma dada situação, contado desde
o início de um estímulo até o início da resposta, permitindo que o condutor seja ca-
paz de: detectar um alvo ou uma situação de risco, processar a informação recebi-
da, decidir sobre como agir e iniciar uma resposta (não inclui o tempo de execução
da resposta à informação).
tempo de viagem — tempo transcorrido no deslocamento de um veículo ou pedestre
entre dois pontos (origem e destino), incluindo paradas eventuais.
terminal absorvedor de energia — tipo de dispositivo de contenção pontual acoplado a
um sistema de contenção longitudinal que, ao ser implantado frontalmente, ab-
sorve a energia cinética do veículo impactante, conduzindo-o a uma parada segura.
570
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP