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GL OSS ÁRIO




                  severidade de acidentes — nível de lesão aos ocupantes dos veículos ou usuários da via
                       ou ainda dano à propriedade decorrente de um acidente de trânsito, em um deter-
                       minado local, segmento ou ao longo de toda a rodovia.

                  Sistema Seguro — abordagem da Segurança Viária que considera que os seres huma-

                       nos cometem erros ao utilizar o sistema de transportes e são vulneráveis a le-
                       sões em caso de acidentes. Portanto, o sistema viário deve ser projetado para que
                       as consequências das falhas humanas sejam minimizadas. A responsabilidade é

                       compartilhada entre projetistas, gestores, operadores, autoridades governamen-
                       tais e usuários.

                  superelevação — inclinação transversal da pista nas curvas horizontais para compen-
                       sar o efeito da força centrífuga sobre os veículos.


                  superlargura — acréscimo na largura da pista, ao longo das curvas horizontais, para
                       proporcionar acomodação e segurança aos veículos que nelas transitam.

                  taxa de desconto, taxa mínima de atratividade — taxa escolhida para refletir o valor de
                       um montante de dinheiro no tempo, que considera a remuneração do capital pró-

                       prio e do financiamento.

                  taxa de juros — taxa cobrada por terceiros que remunera um investimento, sendo parte
                       do cálculo de uma taxa de desconto.


                  tempo de percepção-resposta (TPR, em inglês, perception-response time – PRT) — tempo
                       necessário para que o condutor consiga reagir a uma dada situação, contado desde
                       o início de um estímulo até o início da resposta, permitindo que o condutor seja ca-
                       paz de: detectar um alvo ou uma situação de risco, processar a informação recebi-

                       da, decidir sobre como agir e iniciar uma resposta (não inclui o tempo de execução
                       da resposta à informação).

                  tempo de viagem — tempo transcorrido no deslocamento de um veículo ou pedestre
                       entre dois pontos (origem e destino), incluindo paradas eventuais.


                  terminal absorvedor de energia — tipo de dispositivo de contenção pontual acoplado a
                       um sistema de contenção longitudinal que, ao ser implantado frontalmente, ab-
                       sorve a energia cinética do veículo impactante, conduzindo-o a uma parada segura.






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