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V OL UME 1 – PRO JET O
Os marcos quilométricos informam a posição que o usuário se encontra na rodo-
via, estabelecendo importante sistema de referência para o usuário e para as equipes
operacionais e de manutenção.
As rodovias radiais têm sua origem quilométrica no Marco Zero – Praça da Sé, em
São Paulo – enquanto as transversais têm sua origem quilométrica na extremidade
mais próxima, por rodovia, da capital de São Paulo.
POSICIONAMENTO
Os critérios de implantação variam conforme o tipo de rodovia:
• nas rodovias com pista dupla, Classes 0 e IA, deve ser implantado marco
quilométrico com ponto cardeal, sinal IL-1, a cada quilômetro, em ambos os
sentidos.
• nas rodovias com pista simples deve ser implantado marco quilométrico
simples, sinal IL-2, a cada quilômetro da rodovia, nos dois sentidos.
No caso de sobreposição de rodovias, a quilometragem do trecho em comum de-
pende do porte das rodovias que se sobrepõem.
As rodovias de Classe 0 têm prioridade em relação a todas as outras, impondo
a sua quilometragem às rodovias menores. Na sobreposição de rodovias da mesma
Classe, prevalece a quilometragem da que apresenta maior VDM – volume diário médio.
Após a separação das estradas, a marcação quilométrica da rodovia em que te-
nha ocorrido a interrupção deve prosseguir acrescida da extensão do trecho comum,
Figura A-50.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP