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                       A eficiência da sinalização de orientação está vinculada ao cumprimento de um
                  sistema padronizado, para cada Classe de rodovia, que deve ser seguido em todos os
                  projetos rodoviários do Estado de São Paulo, com o objetivo de oferecer ao usuário

                  sempre a mesma lógica e forma de apresentação das informações. Desta forma, para
                  cada Classe de rodovia, deve-se observar o seguinte:

                           •  sistemática de implantação dos sinais na rodovia – ordenando os movi-
                             mentos de saída conforme descrito acima;

                           •  padronização dos sinais – altura de letra, posicionamento das mensagens
                             no sinal, setas, cores e diagramação, apresentados no Volume II deste ma-
                             nual – Confecção dos Sinais;

                           •  ordenação das mensagens de destino, localidades, rodovias etc. – se-
                             gundo critérios pré-estabelecidos, com uniformidade de toponímia para

                             os destinos remotos, conforme subitem A-4.4.1 – Concepção do Sistema
                             Referencial.



                       Em algumas situações especiais, o local de implantação pode limitar as dimensões
                  da placa, como no caso em que ela é colocada acima da faixa de rolamento da rodovia

                  a que se refere, com largura máxima limitada à da própria faixa (ou faixas de mesmo
                  sentido), por outro lado, o posicionamento vertical sempre deve obedecer aos gabari-
                  tos verticais pré-estabelecidos.


                       Nestas situações, deve-se sempre preservar as alturas de projeto e espaçamentos
                  entre as letras. Pode-se efetuar pequenas alterações nos espaçamentos entre pala-
                  vras, linhas e bordas, porém, sempre mantendo-se o mais próximo possível do padrão.

                       Os sinais de orientação possuem a prevalência das cores verde para o fundo e

                  branca para orla, tarjas, letras, setas e legendas. No caso em que os sinais orientam
                  para rodovias com nomes consagrados no Estado de São Paulo, seus nomes podem ser
                  apresentados conjuntamente com os respectivos escudos de identificação, à esquerda
                  do nome, sobre fundo azul.


                       Assim, sinais que possuam mensagens referentes a rodovias entre mensagens re-
                  ferentes a localidades, devem possuir fundo verde, combinado com fundo azul apenas
                  para os conjuntos símbolo e rodovia. No entanto, se o sinal se referir apenas a rodovias,
                  todo o sinal deve possuir fundo azul.


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                     MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
          DER / SP
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