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V OL UME 1 – PRO JET O
A área neutra deve ser demarcada por faixas com 0,50 m de largura, formando
ângulo de 45º em relação ao eixo do fluxo de veículos. O espaçamento entre as faixas
deve ser de 1,50 m.
Esta sinalização pode ser complementada com a implantação de dispositivos au-
xiliares, tachas refletivas, da mesma cor utilizada na pintura, marcadores de perigo
e sinais luminosos de advertência, além dos sinais de regulamentação e advertência
apropriados a cada caso.
B.3.5 Marcação para canteiros e ilhas centrais fictícios – MAC
Define os canteiros centrais e ilhas de canalização fictícias, demarcadas no pavimento
para separar fluxos opostos, formar ilhas de canalização, mini-rotatórias, ou propor-
cionar condições para a definição de faixa exclusiva de conversão, com a finalidade de
melhorar as condições de segurança e de ordenamento dos fluxos de veículos.
Os canteiros centrais fictícios são, em geral, adotados para canalizações provi-
sórias ou para locais em que, por questões operacionais ou de segurança, não seja
adequado executar as obras civis correspondentes. Sua utilização deve ser objeto de
cuidadosos estudos.
A cor utilizada deve ser coerente com os sentidos dos fluxos de veículos a que se
dirige: amarela para separar fluxos opostos, ou branca para separar fluxos de mesmo
sentido.
A área neutra deve ser preenchida por linhas com 0,50 m de largura, formando ân-
gulo de 45º em relação ao fluxo dos veículos a que estão dirigidas, conforme as figuras
B-34 e B-35.
O canteiro central fictício paralelo ao eixo da rodovia, Figura B-34, com extensão
superior a 50 m deve ser projetado com espaçamento entre as linhas do zebrado, de
acordo com o Quadro B-10.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP