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V OL UME   1   –   PRO JET O




                       A área neutra deve ser demarcada por faixas com 0,50 m de largura, formando
                  ângulo de 45º em relação ao eixo do fluxo de veículos. O espaçamento entre as faixas
                  deve ser de 1,50 m.

                       Esta sinalização pode ser complementada com a implantação de dispositivos au-

                  xiliares, tachas refletivas, da mesma cor utilizada na pintura, marcadores de perigo
                  e sinais luminosos de advertência, além dos sinais de regulamentação e advertência
                  apropriados a cada caso.




                  B.3.5 Marcação para canteiros e ilhas centrais fictícios – MAC


                  Define os canteiros centrais e ilhas de canalização fictícias, demarcadas no pavimento

                  para separar fluxos opostos, formar ilhas de canalização, mini-rotatórias, ou propor-
                  cionar condições para a definição de faixa exclusiva de conversão, com a finalidade de
                  melhorar as condições de segurança e de ordenamento dos fluxos de veículos.

                       Os canteiros centrais fictícios são, em geral, adotados para canalizações provi-

                  sórias ou para locais em que, por questões operacionais ou de segurança, não seja
                  adequado executar as obras civis correspondentes. Sua utilização deve ser objeto de
                  cuidadosos estudos.


                       A cor utilizada deve ser coerente com os sentidos dos fluxos de veículos a que se
                  dirige: amarela para separar fluxos opostos, ou branca para separar fluxos de mesmo
                  sentido.

                       A área neutra deve ser preenchida por linhas com 0,50 m de largura, formando ân-

                  gulo de 45º em relação ao fluxo dos veículos a que estão dirigidas, conforme as figuras
                  B-34 e B-35.

                       O canteiro central fictício paralelo ao eixo da rodovia, Figura B-34, com extensão
                  superior a 50 m deve ser projetado com espaçamento entre as linhas do zebrado, de

                  acordo com o Quadro B-10.












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                     MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
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