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V OL UME 1 – PRO JET O
Deve vir acompanhada do sinal de solo "Dê a Preferência" e do sinal de regulamen-
tação Dê a Preferência (R-2).
B.4.3 Linhas de estímulo à redução de velocidade – LRV
Consiste no conjunto de linhas paralelas transversais ao fluxo de veículos, com espaça-
mento entre si variável e decrescente, no sentido do percurso, induzindo o condutor a
reduzir a velocidade do veículo através de efeito visual e de sonorização.
Podem ser utilizadas nas aproximações de interseções, praças de pedágio, curvas
acentuadas, cruzamentos rodoferroviários e quaisquer obstáculos que impliquem na
necessidade de diminuição da velocidade.
As linhas devem ser implantadas em locais onde os dispositivos e a sinalização de
regulamentação convencionais, por si só, não alcancem seus objetivos de forma sa-
tisfatória. Estas linhas são indicadas nos locais com elevado número de acidentes, ou
potencialmente perigosos, em virtude de velocidades de aproximação não compatíveis
com a situação adiante.
As linhas são contínuas, com largura de 0,20 m e espessura de 6 mm, executadas
conforme Figura C-32, na cor branca e devem ocupar toda a largura da pista de rola-
mento correspondente ao sentido de tráfego para o qual elas se destinam.
O número de linhas é variável, assim como o espaçamento entre elas, que dimi-
nui à medida em que se aproxima o local aonde o veículo deve estar com a velocidade
reduzida.
Para o cálculo do espaçamento entre as linhas deve-se, inicialmente, definir o nú-
mero total de linhas ou o tempo a ser percorrido entre duas linhas consecutivas. Em
geral adota-se esta segunda opção, fixando o tempo em 1 segundo. Deve-se, ainda,
adotar a desaceleração que se pretende para o veículo que, salvo em aclives ou declives
acentuados, é da ordem de 1,5 m/s .
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP