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V OL UME   1   –   PRO JET O




                       Deve vir acompanhada do sinal de solo "Dê a Preferência" e do sinal de regulamen-
                  tação Dê a Preferência (R-2).




                  B.4.3 Linhas de estímulo à redução de velocidade – LRV


                  Consiste no conjunto de linhas paralelas transversais ao fluxo de veículos, com espaça-
                  mento entre si variável e decrescente, no sentido do percurso, induzindo o condutor a

                  reduzir a velocidade do veículo através de efeito visual e de sonorização.

                       Podem ser utilizadas nas aproximações de interseções, praças de pedágio, curvas
                  acentuadas, cruzamentos rodoferroviários e quaisquer obstáculos que impliquem na
                  necessidade de diminuição da velocidade.


                       As linhas devem ser implantadas em locais onde os dispositivos e a sinalização de
                  regulamentação convencionais, por si só, não alcancem seus objetivos de forma sa-
                  tisfatória. Estas linhas são indicadas nos locais com elevado número de acidentes, ou
                  potencialmente perigosos, em virtude de velocidades de aproximação não compatíveis

                  com a situação adiante.

                       As linhas são contínuas, com largura de 0,20 m e espessura de 6 mm, executadas
                  conforme Figura C-32, na cor branca e devem ocupar toda a largura da pista de rola-

                  mento correspondente ao sentido de tráfego para o qual elas se destinam.

                       O número de linhas é variável, assim como o espaçamento entre elas, que dimi-
                  nui à medida em que se aproxima o local aonde o veículo deve estar com a velocidade
                  reduzida.


                       Para o cálculo do espaçamento entre as linhas deve-se, inicialmente, definir o nú-
                  mero total de linhas ou o tempo a ser percorrido entre duas linhas consecutivas. Em
                  geral adota-se esta segunda opção, fixando o tempo em 1 segundo. Deve-se, ainda,
                  adotar a desaceleração que se pretende para o veículo que, salvo em aclives ou declives

                  acentuados, é da ordem de 1,5 m/s .
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