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V OL UME 1 – PRO JET O
De acordo com os estudos de tráfego e com o projeto geométrico da rodovia, as
pistas de transferência podem ou não possuir faixa de aceleração ou desaceleração.
A sinalização dessas pistas deve garantir a segurança dos movimentos reduzin-
do a possibilidade de acidentes decorrentes da geometria da pista e do conflito entre
movimentos.
A área neutra é demarcada por linhas com 0,50 m de largura, espaçamento “e”
entre elas de 1,50 m ou 2,50 m, conforme Quadro B-10.
Deve-se, também, utilizar como reforço a inscrição de setas no pavimento, indi-
cando os movimentos permitidos em cada faixa e a linha de divisão de fluxos de mesmo
sentido simples contínua, LMS-2, proibindo a mudança de faixas no trecho.
As figuras B-27 a B-30 apresentam situações de pistas de transferência divergen-
tes e convergentes, com e sem faixa adicional de desaceleração ou aceleração.
Pistas divergentes
Figura B-27
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP