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CAPÍTUL O 0 4 – F A T O re s D e r I s C O e F A T O re s C O n T r I b UI n T e s P A r A O s A CID en T e s
O uso obrigatório de cinto de segurança reduz a probabilidade de que um acidente
seja fatal, caso ele ocorra, mas não reduz o número de mortes per capita. Isso porque
os motoristas, ao usarem cinto de segurança, têm atitudes mais agressivas no trânsito
por se sentirem mais seguros [22].
Outro exemplo que ilustra bem a Teoria da Homeostase de Risco foi a mudança da
direção da mão esquerda para direita, em 1967, na Suécia. Após essa medida, obser-
vou-se que o número de acidentes de trânsito no país diminuiu. Os motoristas, pouco
acostumados a dirigir na nova mão, tinham atitudes mais responsáveis e seguras. No
entanto, após um ano e meio, os índices voltaram aos valores anteriores: os motoristas
já estavam habituados com o novo sistema e o nível de risco percebido caiu, o que fez
com que retornassem às atitudes mais arriscadas [22].
Os sistemas de incentivo à operação sem acidentes têm se mostrado bem exitosos
na redução de acidentes — como recompensas futuras e aumento da percepção dos
benefícios com comportamento seguro. Há evidências de que indivíduos que possuem
boas expectativas do futuro tendem a apresentar mais comportamentos seguros no
trânsito. Nesse sentido, intervenções não tecnológicas que aumentem a saúde e a se-
gurança das pessoas e o desejo da população por segurança reduzem acidentes [22].
4.5 Limitações da análise de fatores de risco e/ou
fatores contribuintes
O estudo aprofundado dos fatores de risco e/ou fatores contribuintes para os aciden-
tes auxilia na compreensão do problema de Segurança Viária e subsidia a escolha de
contramedidas para solucioná-lo. Conhecer os principais fatores que atuam em cada
localidade é fundamental para elaborar projetos seguros, assim como promover a ope-
ração adequada das rodovias. No entanto, há duas principais limitações no estudo de
fatores de risco e/ou fatores contribuintes, as quais devem ser consideradas [2]:
• esses estudos não possuem um grupo de controle, ou seja, não há um es-
tudo que engloba o trânsito em geral, considerando todos os usuários, as
características da via, dos veículos e do comportamento dos usuários. Há
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP