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CAPÍTUL O   1 2   –   Ab O rd A gens   P r O A T iv A s




                       Um conflito entre veículo e pedestre, por exemplo, no qual o veículo trafega a
                  50 km/h (CS) e está localizado a dez metros de distância do pedestre quando inicia a
                  desaceleração, tem um tempo para o acidente (TA) de 0,7 segundos. De acordo com o

                  diagrama de conflito de tráfego (Gráfico 12.1), esse conflito é classificado como severo,
                  sendo representado por um nível de severidade de, aproximadamente, 28.

                       Avaliações antes e depois das intervenções de segurança podem ser realizadas a
                  partir da variação da frequência de conflitos em cada faixa de severidade. Dessa forma,

                  pode ser realizada a hierarquização de diferentes locais quanto à severidade, pela fre-
                  quência de conflitos de mais alta severidade.

                       Os conflitos de tráfego podem ser agrupados, também, pelos movimentos que
                  estão sendo executados quando o conflito ocorre, como [13]:


                           •  mesmo sentido de tráfego: conversão à esquerda ou à direita, movimento
                             em frente ou mudança de faixa;

                           •  tráfego oposto: conversão à esquerda ou à direita;
                           •  cruzamento: movimento cruzando a via principal;

                           •  conflito com pedestre: esquina posterior ou anterior ou conversão à es-
                             querda ou à direita.





                     BOX 1    ANÁLISE DE CONFLITOS DE TRÁFEGO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS


                       i      Pesquisas internacionais e nacionais têm empenhado esforços para realizar a
                              identificação e a análise de conflitos de tráfego de forma automatizada. Uma
                              abordagem desenvolvida é adotar a detecção de conflitos em imagens re-

                              gistradas da área em análise e classificar automaticamente os conflitos de
                              acordo com os critérios da TCT Sueca [14]. Outra abordagem que vem ga-
                              nhando espaço, é a combinação de simulação de tráfego e análise de confli-
                              tos, permitindo um diagnóstico da solução em estudo antes mesmo de sua
                              implementação [15].











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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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