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CAPÍTUL O 1 2 – Ab O rd A gens P r O A T iv A s
Um conflito entre veículo e pedestre, por exemplo, no qual o veículo trafega a
50 km/h (CS) e está localizado a dez metros de distância do pedestre quando inicia a
desaceleração, tem um tempo para o acidente (TA) de 0,7 segundos. De acordo com o
diagrama de conflito de tráfego (Gráfico 12.1), esse conflito é classificado como severo,
sendo representado por um nível de severidade de, aproximadamente, 28.
Avaliações antes e depois das intervenções de segurança podem ser realizadas a
partir da variação da frequência de conflitos em cada faixa de severidade. Dessa forma,
pode ser realizada a hierarquização de diferentes locais quanto à severidade, pela fre-
quência de conflitos de mais alta severidade.
Os conflitos de tráfego podem ser agrupados, também, pelos movimentos que
estão sendo executados quando o conflito ocorre, como [13]:
• mesmo sentido de tráfego: conversão à esquerda ou à direita, movimento
em frente ou mudança de faixa;
• tráfego oposto: conversão à esquerda ou à direita;
• cruzamento: movimento cruzando a via principal;
• conflito com pedestre: esquina posterior ou anterior ou conversão à es-
querda ou à direita.
BOX 1 ANÁLISE DE CONFLITOS DE TRÁFEGO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS
i Pesquisas internacionais e nacionais têm empenhado esforços para realizar a
identificação e a análise de conflitos de tráfego de forma automatizada. Uma
abordagem desenvolvida é adotar a detecção de conflitos em imagens re-
gistradas da área em análise e classificar automaticamente os conflitos de
acordo com os critérios da TCT Sueca [14]. Outra abordagem que vem ga-
nhando espaço, é a combinação de simulação de tráfego e análise de confli-
tos, permitindo um diagnóstico da solução em estudo antes mesmo de sua
implementação [15].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP