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CAPÍTUL O 1 2 – Ab O rd A gens P r O A T iv A s
De forma geral, situações de conflito, por si só, não sugerem deficiências de Se-
gurança Viária. É a presença de conflitos severos e com padrão repetitivo que indica a
necessidade de eliminar ou mitigar essa situação.
Embora estudos de conflitos de tráfego sejam adotados principalmente em áreas
urbanas, a análise de conflito de tráfego pode contribuir com a avaliação da Segurança
Viária em interseções em nível e em entroncamentos rodoviários. A aplicação da TCT é
indicada quando os objetivos forem [11]:
• realizar um diagnóstico de segurança em determinado local;
• investigar os fatores que contribuem para o risco de acidentes em determi-
nado local;
• comparar o desempenho de segurança de diferentes normas, regras e ca-
racterísticas da infraestrutura viária; e
• avaliar os efeitos da implementação de medidas de segurança antes e de-
pois (sem séries históricas de registros de acidentes).
Assim, a TCT pode ser aplicada de forma alternativa a análises de acidentes, ou de
forma complementar, podendo contribuir para o entendimento mais amplo dos riscos
presentes no sistema viário, em pontos ou segmentos críticos de acidentes, ou mesmo
em locais inseguros que, embora não possuam registro de acidentes, existem rela-
tos de ocorrências (evidências observadas), como a presença de detritos de acidentes,
marcas deixadas no pavimento etc.
A seguir, é apresentada a aplicação da TCT Sueca, técnica comumente utilizada nas
análises de conflitos de tráfego.
12.3.1 Técnica Sueca de análise de conflitos de tráfego
Mediante observação, registro e análise dos conflitos, a TCT Sueca permite determinar
a velocidade e a distância entre os veículos envolvidos, tornando possível inferir o tem-
po para o acidente e classificar o conflito. Essa técnica é realizada em quatro etapas
principais, conforme apresentado na Figura 12.6.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP