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CAPÍTUL O 1 2 – Ab O rd A gens P r O A T iv A s
menos seguras. A classificação por estrelas atribui uma nota para cada usuário individual
específico: ocupantes de veículos, motociclistas, pedestres e ciclistas. Assim, onde não
há presença de determinados usuários, não há atribuição de estrelas para eles, conforme
ilustra a Figura 12.4, em que não são obtidas classificações para pedestres e ciclistas.
Figura 12.4: Classificação em Estrelas para cada usuário da via
Fonte: [8]
Obtida a classificação para cada segmento viário de 100 em 100 metros, conside-
rando os quatro tipos de usuários contemplados pelo iRAP, as Classificações em Estre-
las são harmonizadas (cálculo de médias) e permitem a visualização da classificação
geral da rodovia [6]. Como resultado das análises realizadas no software ViDA, são ob-
tidos os seguintes mapas [9]:
• Classificação em Estrelas: mapa da Classificação em Estrelas para diferen-
tes grupos de usuários da via. Assim, é possível observar a mudança do
risco ao longo da rede viária;
• Redução da casualidade prevista: apresenta um mapa com o número de
lesões graves e fatais previsto para um segmento da via. Esse mapa pode
auxiliar na priorização da implementação de contramedidas ao identificar
locais específicos ou trechos com maior potencial para salvar vidas.
12.2.3 Implementação
Por fim, a terceira fase de aplicação do método iRAP é a implementação das contrame-
didas, dada também pelo software ViDA. No “Capítulo 13 — Seleção de contramedidas”
é apresentado um conjunto de contramedidas que podem ser utilizadas como soluções
de segurança em diferentes situações. No “Capítulo 17 — Problemas e soluções típicas
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP