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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                     BOX 3    EXEMPLO DE CÁLCULO PARA ANÁLISE DE SENSIBILIDADE


                       i      A análise de sensibilidade pode ser realizada em relação ao cálculo dos benefí-
                              cios, identificando a variação ocorrida na estimativa desses valores, a partir da
                              variação do cálculo do Valor Estatístico da Vida (VEV), como no exemplo abaixo.
                              Segundo o IBGE, o PIB per capita no Brasil no ano de 2021 foi R$ 40.688,00.
                              Utilizando a Equação 14.2, chega-se a um VEV de:

                              VEV = 70 x R$ 40.688,00 → VEV = R$ 2.848.160,00
                              Supondo a implantação de um projeto de Segurança Viária, cuja expectativa é
                              reduzir a frequência de acidentes com vítimas fatais em cinco acidentes por ano,
                              o benefício anual nessa situação seria de R$ 14.240.800,00 (R$ 2.848.160,00 x
                              5 acidentes).

                              Uma análise de sensibilidade pode ser realizada no cálculo do Valor Estatístico
                              da Vida, considerando-se o cenário anterior como o mais provável. Para tanto, é
                              estabelecido um cenário pessimista, no qual o VEV é determinado multiplicando
                              o PIB per capita por 60, e um cenário otimista, no qual o PIB per capita é multi-
                              plicado por 80. Assim, os VEVs e os benefícios anuais estimados assumiriam os
                              valores:

                              VEV  pessimista  = R$ 2.441.280,00 → Benefício anual: R$ 12.206.400,00
                              VEV       = R$ 3.255.040,00 → Benefício anual: R$ 16.275.200,00
                                  otimista
                              O desvio padrão apresentado pelos benefícios nesses cenários é de 14,3%. Essa
                              imprecisão pode tornar um projeto inviável economicamente, dependendo de
                              seu custo, pois a relação benefício-custo pode se tornar menor que um.



                       Para projetos de Segurança Viária, as estimativas de redução de acidentes são os
                  pontos mais críticos da avaliação, pois apresentam maior grau de incerteza em relação
                  a outros parâmetros. Diante disso, recomenda-se estimar um intervalo de variação da
                  redução de acidentes, do cenário mais otimista ao mais pessimista. Esses resultados

                  devem ser, então, comparados ao cenário original — mais provável. Além disso, pode-
                  -se realizar uma análise do risco econômico do projeto, atribuindo probabilidades de
                  ocorrência aos cenários calculados — otimista, pessimista e mais provável [12].



                  14.2 Métodos de priorização





                  Na etapa de priorização do Gerenciamento da Segurança Viária, é desenvolvida uma
                  lista ordenada de projetos, com o objetivo de comparar e ranquear diferentes projetos

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                                 GUR
                                SE
                                          VIÁRIA
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                             DE
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