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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
O cálculo da relação efetividade-custo (EC) é realizado por meio da Equação 14.3:
Eq. 14.3
Onde:
• “Redução esperada no número de acidentes” pode se referir à redução es-
perada no número total de acidentes, no número de acidentes com vítimas
fatais ou no número de acidentes com vítimas graves, ou ainda, a um índice
que leva em consideração a severidade dos acidentes, como o índice UPS; e
• “VP ” corresponde ao valor presente dos custos do projeto durante sua
custos
vida útil.
A razão benefício-custo (RBC) e o valor presente líquido (VPL) costumam ser utili-
zados para justificar economicamente projetos de Segurança Viária. Um projeto é eco-
nomicamente justificável quando os benefícios superam os custos, ou seja, quando a
RBC calculada assumir um valor maior que 1,0 ou quando o VPL calculado assumir um
valor maior que zero. Para calcular a RBC e o VPL são utilizadas as Equação 14.4 e
Equação 14.5, respectivamente.
Eq. 14.4
Eq. 14.5
A taxa interna de retorno (TIR) representa a taxa de juros necessária para que o
projeto alcance um VPL igual a zero ou uma RBC igual a 1,0, ou seja, para que o projeto
seja economicamente justificável no período analisado. A TIR não pode ser calculada
por uma equação direta, mas sim por métodos iterativos ou de forma gráfica, com grá-
ficos construídos a partir das entradas e saídas do fluxo de caixa.
Já a avaliação econômica realizada por meio do período de retorno é a única que
possui período de análise variável, pois o que deve ser determinado é, justamente,
o tempo necessário para que os benefícios de um projeto se igualem a seus custos.
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GUR
VIÁRIA
ANÇA
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AL
DER / SP
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