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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                       O cálculo da relação efetividade-custo (EC) é realizado por meio da Equação 14.3:



                                                                                                Eq. 14.3


                       Onde:

                           •   “Redução esperada no número de acidentes” pode se referir à redução es-

                             perada no número total de acidentes, no número de acidentes com vítimas
                             fatais ou no número de acidentes com vítimas graves, ou ainda, a um índice
                             que leva em consideração a severidade dos acidentes, como o índice UPS; e

                           •  “VP    ” corresponde ao valor presente dos custos do projeto durante sua
                                 custos
                             vida útil.


                       A razão benefício-custo (RBC) e o valor presente líquido (VPL) costumam ser utili-

                  zados para justificar economicamente projetos de Segurança Viária. Um projeto é eco-
                  nomicamente justificável quando os benefícios superam os custos, ou seja, quando a
                  RBC calculada assumir um valor maior que 1,0 ou quando o VPL calculado assumir um
                  valor maior que zero. Para calcular a RBC e o VPL são utilizadas as Equação 14.4 e
                  Equação 14.5, respectivamente.




                                                                                                Eq. 14.4




                                                                                                Eq. 14.5




                       A taxa interna de retorno (TIR) representa a taxa de juros necessária para que o
                  projeto alcance um VPL igual a zero ou uma RBC igual a 1,0, ou seja, para que o projeto
                  seja economicamente justificável no período analisado. A TIR não pode ser calculada
                  por uma equação direta, mas sim por métodos iterativos ou de forma gráfica, com grá-

                  ficos construídos a partir das entradas e saídas do fluxo de caixa.

                       Já a avaliação econômica realizada por meio do período de retorno é a única que
                  possui período de análise variável, pois o que deve ser determinado é, justamente,

                  o tempo necessário para que os benefícios de um projeto se igualem a seus custos.



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