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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
possibilidade de quantificação dos benefícios, o método utilizado na estimativa de cus-
tos e benefícios, o método de priorização utilizado e a vida útil dos projetos analisados.
Além disso, a tomada de decisão pode ser influenciada por fatores não econômicos,
como fatores sociais, ambientais e políticos [1].
A priorização pode ser realizada pelo ranqueamento de parâmetros econômicos
— de acordo com critérios pré-estabelecidos, como custo do projeto, número total de
acidentes reduzidos, valor monetário dos benefícios, valor presente líquido (VPL), índi-
ce de efetividade-custo, número de acidentes com vítimas fatais reduzidos etc. — ou
da classificação por análise de benefício-custo incremental. Ambos os métodos, resul-
tam em uma lista de projetos priorizados com base em um critério pré-determinado.
Como alternativa, os projetos também podem ser priorizados por meio de proces-
sos de otimização (programação linear, programação inteira e programação dinâmica),
fornecendo um resultado consistente com uma análise de benefício-custo incremental,
mas podendo levar em consideração restrições orçamentárias [2].
Esses três métodos de priorização são apresentados na Figura 14.3. A classifica-
ção por raqueamento é o método mais simples e recomendado para tomar decisões em
um número limitado de locais. A análise de benefício-custo incremental, por sua vez,
permite comparar diretamente a efetividade econômica de diferentes projetos. Apesar
de serem mais simples em sua aplicação, esses métodos não consideram restrições
orçamentárias.
Métodos de otimização são mais complexos, sendo necessário programas compu-
tacionais para seu uso eficiente. Esses métodos podem ser utilizados para identificar
um conjunto de projetos capazes de maximizar os benefícios dentro de um orçamento
fixo, além de levar em consideração outras restrições. Assim, podem ser utilizados para
estabelecer prioridades de projeto para todo um sistema rodoviário ou qualquer sub-
conjunto do sistema rodoviário [1].
O Quadro 14.4 apresenta um resumo das principais características de cada méto-
do citado anteriormente.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
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