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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
e efeito e, portanto, pode não ficar claro se as diferenças nas frequências de acidente
estimadas são realmente devido ao tratamento ou a outros fatores [1].
14.3.1.3 Método de estudos experimentais antes / depois
Estudos experimentais são realizados quando o principal objetivo da implantação de
um projeto é, justamente, quantificar a sua efetividade na redução da ocorrência e/ou
severidade dos acidentes. Dessa forma, os locais tratados são selecionados aleatoria-
mente, dentro de um grupo de locais candidatos (semelhantes em relação aos volumes
de tráfego e às características geométricas) e o grupo de controle é formado pelos
locais candidatos que não recebem o tratamento.
A principal vantagem do estudo experimental sobre o observacional é que a atri-
buição aleatória dos locais candidatos aos grupos de tratamento ou de controle mini-
miza o viés de seleção e, portanto, o viés de regressão para a média. Por outro lado, a
principal desvantagem desse tipo de estudo é que os locais são selecionados aleatoria-
mente para melhorias, podendo resultar em um maior número de vítimas de acidentes
do que teria ocorrido se os locais com maior acidentalidade tivessem sido tratados [14].
Os métodos de avaliação de segurança utilizados em avaliações experimentais an-
tes / depois são os mesmos daqueles usados em estudos observacionais antes / de-
pois, descritos no item “14.3.1.1 — Método de estudos observacionais antes / depois”.
14.3.1.4 Comparação entre os métodos
A escolha do método de estudo a ser utilizado em uma avaliação de efetividade deve
levar em consideração uma série de fatores, como a disponibilidade de informações
(dados de acidentes, volumes de tráfego, período de implantação da contramedida etc.)
e o nível de sofisticação estatística disponível [14]. Contudo, o principal fator a ser con-
siderado é o objetivo da avaliação da efetividade da contramedida.
Um estudo observacional antes / depois, por exemplo, pode ser conduzido para
avaliar a efetividade na redução da frequência ou severidade de acidentes de um único
projeto em um local específico. Os resultados dessa avaliação fornecem uma estimativa
do efeito que a contramedida (ou o conjunto de contramedidas) teve sobre a segurança
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