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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                  e efeito e, portanto, pode não ficar claro se as diferenças nas frequências de acidente
                  estimadas são realmente devido ao tratamento ou a outros fatores [1].



                  14.3.1.3 Método de estudos experimentais antes / depois


                  Estudos experimentais são realizados quando o principal objetivo da implantação de
                  um projeto é, justamente, quantificar a sua efetividade na redução da ocorrência e/ou
                  severidade dos acidentes. Dessa forma, os locais tratados são selecionados aleatoria-
                  mente, dentro de um grupo de locais candidatos (semelhantes em relação aos volumes
                  de tráfego e às características geométricas) e o grupo de controle é formado pelos
                  locais candidatos que não recebem o tratamento.


                       A principal vantagem do estudo experimental sobre o observacional é que a atri-
                  buição aleatória dos locais candidatos aos grupos de tratamento ou de controle mini-
                  miza o viés de seleção e, portanto, o viés de regressão para a média. Por outro lado, a
                  principal desvantagem desse tipo de estudo é que os locais são selecionados aleatoria-
                  mente para melhorias, podendo resultar em um maior número de vítimas de acidentes
                  do que teria ocorrido se os locais com maior acidentalidade tivessem sido tratados [14].

                       Os métodos de avaliação de segurança utilizados em avaliações experimentais an-

                  tes / depois são os mesmos daqueles usados em estudos observacionais antes / de-
                  pois, descritos no item “14.3.1.1 — Método de estudos observacionais antes / depois”.


                  14.3.1.4 Comparação entre os métodos



                  A escolha do método de estudo a ser utilizado em uma avaliação de efetividade deve
                  levar em consideração uma série de fatores, como a disponibilidade de informações
                  (dados de acidentes, volumes de tráfego, período de implantação da contramedida etc.)

                  e o nível de sofisticação estatística disponível [14]. Contudo, o principal fator a ser con-
                  siderado é o objetivo da avaliação da efetividade da contramedida.

                       Um estudo observacional antes / depois, por exemplo, pode ser conduzido para
                  avaliar a efetividade na redução da frequência ou severidade de acidentes de um único

                  projeto em um local específico. Os resultados dessa avaliação fornecem uma estimativa
                  do efeito que a contramedida (ou o conjunto de contramedidas) teve sobre a segurança






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