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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                  14.3.2 Inspeção e manutenção das contramedidas implementadas


                  Qualquer projeto de Segurança Viária tem uma vida útil que corresponde ao tempo,
                  em anos, no qual se espera que as contramedidas implementadas tenham um efeito

                  perceptível e quantificável na ocorrência ou na severidade dos acidentes. Algumas con-
                  tramedidas perdem eficácia ou desempenho com o tempo e precisam ser renovadas.
                  Além disso, modificações na via e no entorno, que podem ocorrer com o passar do
                  tempo, podem influenciar a ocorrência de acidentes, reduzindo a efetividade das con-
                  tramedidas [1].


                       Para garantir um nível de Segurança Viária adequado ao longo da vida útil do pro-
                  jeto implementado, é essencial que haja um programa de manutenção dos dispositivos
                  de segurança bem planejado e executado, visto que dispositivos mal instalados ou em

                  estado de conservação inadequado podem representar um risco para os usuários da
                  via. Além disso, inspeções periódicas devem ser realizadas para avaliar a funcionalida-
                  de dos dispositivos e elementos de Segurança Viária implantados.

                       O “Capítulo 12 — Abordagens proativas” trata da realização de inspeções que

                  buscam garantir a segurança da rodovia como um todo, por meio da avaliação de uma
                  gama de elementos presentes na rodovia e no seu entorno. Por outro lado, inspeções
                  de contramedidas devem ser realizadas nos locais específicos onde as contramedidas
                  foram implementadas, de modo a garantir que elementos e dispositivos de segurança,

                  relacionados às contramedidas, atendam aos requisitos de segurança definidos pelo
                  DER/SP e demais normas brasileiras (ou internacionais) que representem o estado
                  da arte.


                       Inspeções de rotina devem ser realizadas em intervalos regulares, consideran-
                  do que os dispositivos de segurança se degradam e perdem desempenho ao longo do
                  tempo. A frequência das inspeções deve ser definida com base no tipo de dispositivo,
                  nas condições ambientais e no risco para os usuários da via [16].


                       Inspeções reativas devem ser realizadas quando serviços de emergência, autori-
                  dades rodoviárias, órgãos governamentais ou mesmo usuários da via reportarem ocor-
                  rências em um local específico [1]. Com a inspeção reativa, determina-se a magnitude
                  dos danos aos dispositivos de segurança e, então, podem ser realizadas manutenções
                  ou substituições [16].




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                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
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                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
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