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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                  valores do período posterior, sendo o triângulo verde preenchido o valor observado no
                  local tratado e o losango verde vazado o valor esperado para locais sem tratamento.
                  A SPF é incorporada à análise EB para determinar a frequência prevista de acidentes

                  em locais semelhantes e é representada pela curva de tendência na parte inferior da
                  Figura 14.5. Os valores previstos com a SPF, para os períodos anterior e posterior, são
                  representados pelos círculos.

                       No período anterior, a SPF é utilizada para estimar a frequência de acidentes nos

                  locais antes do tratamento (SPF antes ) Em seguida, com a aplicação do método EB, esse
                  valor é ponderado com o valor observado no mesmo período (    O antes), para estimar um
                                                                            E
                  valor da frequência de acidentes mais próximo à realidade ( antes).
                       No período posterior, utiliza-se novamente a SPF para estimar a frequência de

                  acidentes nos locais sem tratamento (   SPF depois, sem tratamento). Para alcançar valores mais
                  próximos à realidade nesses locais, inicialmente é calculada a razão entre os valores
                  previstos com a SPF nos períodos posterior e anterior. Essa razão é, então, aplicada
                                                                           E
                  ao valor esperado pelo método EB no período anterior ( antes), chegando-se ao valor
                  esperado mais próximo à realidade em locais sem tratamento no período posterior
                   E
                  ( depois, sem tratamento), como mostra a Equação 14.6.




                                                                                                Eq. 14.6



                       Por fim, a efetividade de um projeto é determinada pela relação entre a frequên-
                                                                                         O
                  cia de acidentes observada nos locais tratados no período posterior ( depois, com tratamento)
                  e a frequência de acidentes esperada no mesmo período em locais sem tratamento
                   E
                   ( depois, sem tratamento). Essa relação é apresentada na Equação 14.7.



                                                                                                Eq. 14.7














                                                                                                            461
                                                                                                            461
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER / SP
                                                                                                         DER
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