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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
Modelos de previsão de acidentes possibilitam a atuação preventiva na promoção
da Segurança Viária , pois permitem estimar o desempenho de segurança em projetos
1
viários, ainda na fase de concepção e planejamento, antes da sua implantação. Assim,
a utilização de modelos de previsão subsidia a análise de diferentes opções de projeto
e privilegia alternativas mais seguras.
As estimativas de acidentes são dedicadas à avaliação do potencial de seguran-
ça de elementos viários, podendo ser aplicadas para avaliar a efetividade de contra-
medidas na melhoria da segurança e, também, para selecionar os segmentos viários
(ou interseções) que apresentam maior potencial para ocorrência de acidentes e que,
portanto, mais se beneficiariam da implantação de medidas de Segurança Viária [2].
Assim, modelos de previsão podem ser empregados com as seguintes finalidades [1]:
• identificação de locais com elevado risco de ocorrência de acidentes, so-
bretudo de acidentes graves, independentemente da existência de banco
de dados prévio, já que modelos de previsão podem ser aplicados sem o
histórico de acidentes;
• identificação de fatores de risco para ocorrência de acidentes, a partir da re-
levância que cada uma das características físicas consideradas no modelo
tem na estimativa de acidentes para o segmento ou interseção analisados;
• quantificação da redução da acidentalidade (ocorrência e severidade) resul-
tante da implantação de contramedidas de segurança, a partir da compa-
ração entre a quantidade de acidentes que teria ocorrido sem a aplicação
de contramedida e os efeitos da aplicação da contramedida, no mesmo
período;
• avaliação dos benefícios da implantação de contramedidas visando a redu-
ção da acidentalidade;
1 A abordagem proativa, em oposição à abordagem reativa, busca alternativas de análise da
Segurança Viária para determinar medidas corretivas de segurança, antes que os acidentes
ocorram. Para mais detalhes sobre os métodos utilizados na abordagem proativa, consultar o
“Capítulo 12 — Abordagens proativas”.
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