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GL OSS ÁRIO




                  ambiente rural, área rural — áreas adjacentes ao eixo rodoviário, ocupadas por ativida-
                       des agrícolas ou ambientes naturais, com baixa densidade populacional.

                  ambiente urbano, área urbana — áreas adjacentes ao eixo rodoviário, caracterizadas
                       por densidades populacionais consideráveis e usos de natureza urbana, como usos

                       residenciais, comerciais, industriais e de serviços.

                  análise de regressão — método estatístico utilizado para quantificar e inferir a relação
                       de uma variável dependente (variável de resposta) com uma ou mais variáveis in-

                       dependentes (variáveis explicativas). Permite determinar quais variáveis indepen-
                       dentes são mais importantes para um tema de interesse, quais podem ser igno-
                       radas e como elas influenciam a variável dependente. A análise de regressão pode
                       ser utilizada com o objetivo de desenvolver uma função para estimar o valor futuro

                       de uma variável dependente a partir das variáveis independentes.

                  barreira de proteção — ver dispositivo de contenção longitudinal

                  canalização de tráfego — separação e ordenação de movimentos de tráfego, orientan-
                       do trajetórias definidas por meio de elementos físicos (como ilhas ou canteiros

                       separadores) ou sinalização horizontal (como transições ou tapers).

                  canteiro central — espaço compreendido entre os bordos internos de pistas de tráfego
                       de sentidos opostos de circulação. Sua função é a segregação física e operacional
                       e, por definição, inclui acostamentos internos, faixas de segurança ou faixas de

                       espera e conversão à esquerda.

                  capacidade viária — taxa de fluxo máxima de veículos que podem cruzar uma seção
                       de uma via ou faixa de tráfego em um intervalo de tempo (geralmente uma hora),

                       nas condições predominantes de geometria, clima, visibilidade etc. O conceito de
                       capacidade também pode ser aplicado a uma infraestrutura de circulação para pe-
                       destres e/ou ciclistas.

                  codificação — organização de informações em símbolos, cores e formas predetermi-

                       nadas para transmitir a mensagem desejada e facilitar a detecção, legibilidade e
                       compreensão da sinalização.

                  conflitos de tráfego — situação que envolve dois ou mais usuários da via trafegando em
                       movimentos conflitantes e que exige a execução de uma manobra evasiva (mudar




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                                                                                                         DER / SP
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