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                  dispositivos de contenção — equipamentos instalados nas laterais da via com o objetivo
                       de conter e redirecionar os veículos desgovernados, impedindo que estes inva-
                       dam zonas perigosas ou alcancem um obstáculo fixo, protegendo, desta forma, os

                       usuários da via e reduzindo as consequências e a gravidade do acidente.

                  dispositivos de contenção longitudinal — equipamentos instalados longitudinalmente
                       ao longo da lateral da via ou como separadores em canteiro central ou nas bordas
                       de pontes e viadutos, com o objetivo de conter e redirecionar os veículos desgover-

                       nados que saiam da faixa de rodagem.

                  dispositivos de contenção pontual — equipamentos instalados em pontos específicos
                       da rodovia (amortecedor de impacto) ou nas extremidades de dispositivos de con-
                       tenção longitudinal (terminal absorvedor de impacto), com o objetivo de conter e

                       absorver energia de impacto dos veículos desgovernados.

                  dispositivos de controle de tráfego — utilizados para orientar e controlar os movimentos
                       de veículos, pedestres e ciclistas em interseções. Incluem também dispositivos
                       de canalização, balizamento, cadência de sinalização horizontal de separação de

                       faixas de tráfego, sinalização vertical e controle semafórico.

                  distância de visibilidade — comprimento da rodovia, em extensão contínua, que é visí-
                       vel pelo usuário.

                  distância de visibilidade de parada (DVP) — distância mínima de visibilidade necessária

                       para permitir ao motorista de um veículo que viaja na velocidade de projeto de-
                       tectar uma situação de perigo à sua frente e frear seu veículo antes de atingir um
                       obstáculo em sua trajetória.


                  distância de visibilidade de ultrapassagem (DVU) — distância mínima de visibilidade que
                       deve estar disponível para a ultrapassagem em rodovias de pista simples com dois
                       sentidos de tráfego, de tal modo que um veículo possa ultrapassar um outro mais
                       lento com segurança e conforto.


                  distância de visibilidade de (tomada de) decisão (DVD) — extensão requerida pelos moto-
                       ristas para que, em locais da via que possam ser visualmente confusos, eles sejam
                       capazes de: (i) detectar e reconhecer informações ou situações de perigo inespe-
                       radas e de difícil compreensão; (ii) decidir e iniciar a ação apropriada a ser tomada,





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