Page 567 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 567

GL OSS ÁRIO




                       selecionando trajetória e velocidade adequadas para o caso; (iii) iniciar e concluir a
                       manobra necessária de maneira segura e eficiente.

                  estimativa de acidentes — frequência de acidentes prevista em uma via, que pode
                       ser determinada por meio de diferentes métodos, como o método preditivo, por

                       exemplo.

                  faixa adicional — faixa auxiliar pavimentada, adicionada em uma rodovia de pista sim-
                       ples ou pista dupla, destinada à  circulação a veículos mais lentos, com o objetivo

                       de melhorar as condições de segurança e as oportunidades de ultrapassagem e
                       aumentar a capacidade viária. Normalmente, é empregada em situações de to-
                       pografia desfavorável, com aclives ou declives acentuados (rampas críticas), e/ou
                       trechos sinuosos, com poucas oportunidades de ultrapassagem.


                  faixa de aceleração — faixa auxiliar, nas zonas de entroncamento ou acessos, dotada
                       de comprimento suficiente para permitir que os veículos adquiram a velocidade
                       conveniente para se incorporarem na corrente de tráfego principal.

                  faixa de desaceleração — faixa auxiliar destinada à redução de velocidade dos veículos

                       que desejam deixar a corrente de tráfego principal.

                  faixa de pedestre — zona de uma via, devidamente sinalizada, destinada à passagem
                       de pedestres, e cuja prioridade de passagem dos mesmos, em relação aos veícu-
                       los, está regulamentada.


                  faixa de tráfego — parte de pista de rolamento cuja largura permite, com segurança, a
                       circulação de veículos em fila única.

                  fatores contribuintes — elementos de risco presentes na rodovia que, de fato, influen-

                       ciaram na ocorrência de um acidente, sendo identificados após o evento. Os fato-
                       res contribuintes estão associados ao ser humano, às características da rodovia,
                       dos veículos e do ambiente viário.


                  fatores de risco — elementos de risco que podem contribuir para o aumento da proba-
                       bilidade da ocorrência dos acidentes, para o aumento da severidade e das conse-
                       quências destes acidentes. Os fatores de risco estão associados ao ser humano, às
                       características da rodovia, dos veículos e do ambiente viário.






          566

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   562   563   564   565   566   567   568   569   570   571   572