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CAPÍTUL O 0 2 – CAR Á TER MULTIDISCIPLINAR D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
2.1 Pilares da Segurança Viária
As ações voltadas para a Segurança Viária tradicionalmente têm sido divididas em três
grandes áreas de atuação: a engenharia (engineering), a educação (education) e o esforço
legal (enforcement). Essas áreas destacam-se como os três pilares na abordagem da
Segurança Viária, sendo também conhecidos como os três Es da Segurança Viária.
A área da engenharia é intimamente ligada à via e ao veículo, buscando minimizar a
possibilidade da ocorrência de acidentes e suas consequências ao tornar esses compo-
nentes cada vez mais seguros. A engenharia tem como objetivo garantir que os deslo-
camentos de veículos e pedestres sejam realizados com segurança, fluidez, conforto e
acessibilidade, de forma compatível com os requisitos operacionais dos veículos e com
os comportamentos dos usuários.
Áreas específicas da engenharia lidam com o desenvolvimento e a implementação
das tecnologias veiculares e com os chamados ITS (Sistemas Inteligentes de Trans-
portes). Com relação à via, a engenharia tem como competência o desenvolvimento,
a construção e a manutenção de projetos viários, a sinalização e a iluminação das vias
públicas e o planejamento e a operação dos sistemas de trânsito e de transportes. É
pertinente à engenharia, ainda, a manutenção e o Gerenciamento da Segurança Viária.
A área da educação, por sua vez, tem como objetivo levar a população a ter atitu-
des corretas no trânsito, respeitar as regras de circulação e ter consciência das causas
e consequências dos acidentes. A educação no trânsito busca conscientizar e orientar
os usuários da via a se comportar de forma segura, alertando-os sobre potenciais com-
portamentos de risco e formas de evitar tais comportamentos, mesmo que esses não
sejam ilegais.
Países que apresentam bom desempenho em Segurança Viária costumam investir
em ensinamentos sobre a educação no trânsito desde o início da idade escolar, sendo
a instituição de ensino uma formadora de comportamento. Com isso, crianças podem
ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança no trânsito
tanto na condição de pedestre, quanto na de passageiro e, futuramente, de motorista.
A educação no trânsito em escolas deve aliar a teoria à prática, auxiliando a criança na
compreensão de elementos e situações vivenciadas no trânsito.
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