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CAPÍTUL O   0 2   –   CAR Á TER   MULTIDISCIPLINAR   D A   SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                  2.1 Pilares da Segurança Viária





                  As ações voltadas para a Segurança Viária tradicionalmente têm sido divididas em três
                  grandes áreas de atuação: a engenharia (engineering), a educação (education) e o esforço
                  legal (enforcement). Essas áreas destacam-se como os três pilares na abordagem da
                  Segurança Viária, sendo também conhecidos como os três Es da Segurança Viária.


                       A área da engenharia é intimamente ligada à via e ao veículo, buscando minimizar a
                  possibilidade da ocorrência de acidentes e suas consequências ao tornar esses compo-
                  nentes cada vez mais seguros. A engenharia tem como objetivo garantir que os deslo-
                  camentos de veículos e pedestres sejam realizados com segurança, fluidez, conforto e

                  acessibilidade, de forma compatível com os requisitos operacionais dos veículos e com
                  os comportamentos dos usuários.

                       Áreas específicas da engenharia lidam com o desenvolvimento e a implementação

                  das tecnologias veiculares e com os chamados ITS (Sistemas Inteligentes de Trans-
                  portes). Com relação à via, a engenharia tem como competência o desenvolvimento,
                  a construção e a manutenção de projetos viários, a sinalização e a iluminação das vias
                  públicas e o planejamento e a operação dos sistemas de trânsito e de transportes. É

                  pertinente à engenharia, ainda, a manutenção e o Gerenciamento da Segurança Viária.

                       A área da educação, por sua vez, tem como objetivo levar a população a ter atitu-
                  des corretas no trânsito, respeitar as regras de circulação e ter consciência das causas
                  e consequências dos acidentes. A educação no trânsito busca conscientizar e orientar

                  os usuários da via a se comportar de forma segura, alertando-os sobre potenciais com-
                  portamentos de risco e formas de evitar tais comportamentos, mesmo que esses não
                  sejam ilegais.


                       Países que apresentam bom desempenho em Segurança Viária costumam investir
                  em ensinamentos sobre a educação no trânsito desde o início da idade escolar, sendo
                  a instituição de ensino uma formadora de comportamento. Com isso, crianças podem
                  ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança no trânsito
                  tanto na condição de pedestre, quanto na de passageiro e, futuramente, de motorista.

                  A educação no trânsito em escolas deve aliar a teoria à prática, auxiliando a criança na
                  compreensão de elementos e situações vivenciadas no trânsito.



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