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CAPÍTUL O   0 2   –   CAR Á TER   MULTIDISCIPLINAR   D A   SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                  habilitação definitiva, precisam comprovar experiência de condução em vias expressas
                  com velocidade regulamentada superior a 80 km/h, podendo ser impedidos de comple-
                  tar o exame caso contrário [4].

                       Nota-se, portanto, a existência de oportunidades para o aperfeiçoamento do pro-

                  cesso de formação de condutores no Brasil, de forma a garantir que, ao obter a per-
                  missão para dirigir, os motoristas realmente estejam capacitados, inclusive no que diz
                  respeito ao ambiente rodoviário.


                       O terceiro pilar de atuação na Segurança Viária, o esforço legal, tem o intuito de
                  organizar o trânsito. Compreende a elaboração de normas, a atuação de órgãos fisca-
                  lizadores, a aplicação de sanções administrativas em decorrência do descumprimento
                  das normas e, também, o registro dos acidentes.





                     BOX 1    MEDIDAS DE ESFORÇO LEGAL ADOTADAS NO BRASIL


                       i     Nos últimos anos, planos e ações foram elaborados com o intuito de melhorar
                             o panorama da Segurança Viária no país. Além de planos específicos para a
                             segurança no trânsito, medidas alinhadas com alguns dos principais fatores
                             de risco identificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram colo-
                             cadas em prática no Brasil [5].

                                Uma medida importante foi a obrigatoriedade do uso do cinto de seguran-
                             ça para condutor e passageiros em todo o território nacional, salvo exceções
                             estabelecidas pelo CONTRAN. Além disso, também foi determinada a obri-
                             gatoriedade do uso de capacete de segurança, tanto para os condutores de
                             motocicleta como para os passageiros. Segundo a OMS, é fundamental o uso
                             de capacete e de cinto de segurança para a redução do risco de lesões graves
                             e mortes em acidentes de trânsito [5].

                                Outra medida estipulada no país foi a criação da “Lei Seca” (Lei nº 11.705
                             de 19 de junho de 2008), que instituiu a proibição de conduzir veículos sob a
                             influência de álcool, além de definir uma punição para os infratores.




                       A fiscalização atua como um incentivo econômico para o respeito às leis de trânsi-
                  to. Em geral, verifica-se que quanto mais fiscalização, maior é a adesão ao cumprimen-
                  to das leis. Mediante a imposição de multa aos infratores, acompanhada da acumulação



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                                                                                                         DER / SP
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