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CAPÍTUL O 0 2 – CAR Á TER MULTIDISCIPLINAR D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, eventualmente, da privação
do direito de dirigir, o esforço legal penaliza os usuários que infringem as leis de trânsi-
to, deliberadamente ou não. Assim, essa área de atuação deve ser vista como comple-
mentar às ações da área educacional.
Além dessas três principais áreas de atuação, recentemente foram identificadas
outras áreas importantes para a segurança no trânsito, complementando a abordagem
da Segurança Viária com pilares adicionais. Um desses pilares é a resposta a emergên-
cias (emergency response), que se refere à capacidade da equipe de socorro de chegar ra-
pidamente ao local do acidente, prestar o socorro imediato no local e levar a vítima a um
centro de tratamento apropriado o mais rápido possível. A rapidez em responder a uma
ocorrência na via, em avaliar a gravidade das lesões, em estabilizar as vítimas e em pres-
tar socorro corretamente pode ser significativa na determinação das consequências de
um acidente.
Um quinto pilar da Segurança Viária é a avaliação (evaluation), que diz respeito à
análise das variações na frequência e na severidade de acidentes, buscando relacio-
ná-las a variáveis explicativas que podem refletir alguma contramedida de segurança
implementada (por exemplo, aumento de penalidades e obrigatoriedade do uso do cinto
de segurança) ou alguma mudança resultante de outros desenvolvimentos na socieda-
de (por exemplo, atividade econômica). A avaliação também é realizada para mensurar
a efetividade de uma intervenção de engenharia, além de servir como oportunidade
para pesquisadores testarem suas previsões sobre como e por que certas intervenções
podem ser eficazes .
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2.2 Engenharia de Segurança Viária
Para efeito deste Manual, destinado à segurança em rodovias, a engenharia viária
agrupa três campos disciplinares: a engenharia de infraestrutura viária, a engenharia
de tráfego e a engenharia de Segurança Viária. Assim, a engenharia de Segurança Viária
é proposta como um campo distinto da engenharia de tráfego.
2 Este tema é abordado com mais detalhes no “Capítulo 14 — Avaliação econômica e monitora-
mento de projetos implantados”.
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