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V OL UME   1   –   PRO JET O




                  A.5 Áreas urbanizadas





                  As rodovias do sistema DER/SP são predominantemente vias rurais. Os trechos urba-
                  nos, são normalmente servidos por rodovias separadas do viário municipal, mantendo
                  suas características de geometria independentes das vias da cidade.


                       No entanto, dependendo da situação que essa passagem ocorre, em função das
                  interferências do tráfego urbano no tráfego rodoviário, poderá ou não haver uma inter-
                  ferência na sinalização desse trecho.

                       Apresentamos a seguir, 3 situações típicas encontradas nas passagens das rodo-

                  vias por áreas urbanas:



                  A.5.1 Rodovias passando por perímetro urbano em uma

                         situação segregada


                           •  Em vias com controle de acessos, como é o caso das rodovias Classes 0 ou
                             IA em trechos segregados, o tráfego rodoviário passa sem perturbação do

                             tráfego urbano, não havendo necessidade de qualquer sinalização especial
                             pois não ocorrem interferências do tráfego urbano na rodovia.



                  A.5.2 Rodovias atravessando áreas de influência urbana
                          com passagem perturbada



                           •  Rodovias que atravessam áreas urbanas densamente povoadas, com di-
                             versos acessos às áreas lindeiras, podem sofrer um aumento significativo
                             no fluxo veicular que se utiliza da rodovia para deslocamentos intraurbanos,

                             com características de tráfego local, e que por suas características de tipo
                             de viagem e comportamento dos motoristas, interferem no tráfego dos
                             veículos com viagens rodoviárias de longo percurso. Pode também ocorrer
                             a presença de usuários vulneráveis que se utilizam da rodovia para deslo-
                             camentos ou cruzamentos, exigindo cuidados adicionais.






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                                                                                                         DER / SP
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