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V OL UME 1 – PRO JET O
A.5 Áreas urbanizadas
As rodovias do sistema DER/SP são predominantemente vias rurais. Os trechos urba-
nos, são normalmente servidos por rodovias separadas do viário municipal, mantendo
suas características de geometria independentes das vias da cidade.
No entanto, dependendo da situação que essa passagem ocorre, em função das
interferências do tráfego urbano no tráfego rodoviário, poderá ou não haver uma inter-
ferência na sinalização desse trecho.
Apresentamos a seguir, 3 situações típicas encontradas nas passagens das rodo-
vias por áreas urbanas:
A.5.1 Rodovias passando por perímetro urbano em uma
situação segregada
• Em vias com controle de acessos, como é o caso das rodovias Classes 0 ou
IA em trechos segregados, o tráfego rodoviário passa sem perturbação do
tráfego urbano, não havendo necessidade de qualquer sinalização especial
pois não ocorrem interferências do tráfego urbano na rodovia.
A.5.2 Rodovias atravessando áreas de influência urbana
com passagem perturbada
• Rodovias que atravessam áreas urbanas densamente povoadas, com di-
versos acessos às áreas lindeiras, podem sofrer um aumento significativo
no fluxo veicular que se utiliza da rodovia para deslocamentos intraurbanos,
com características de tráfego local, e que por suas características de tipo
de viagem e comportamento dos motoristas, interferem no tráfego dos
veículos com viagens rodoviárias de longo percurso. Pode também ocorrer
a presença de usuários vulneráveis que se utilizam da rodovia para deslo-
camentos ou cruzamentos, exigindo cuidados adicionais.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP