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V OL UME   1   –   PRO JET O




                           •  Deve-se destacar que o início e o final da Via com características urbanas
                             devem ser definidos pela geometria local com acessos diretos à via, uso do
                             solo lindeiro para uso comercial/residencial, com possível redução ou ine-

                             xistência de faixa de domínio.
                           •  Mesmo sendo uma rodovia, deverá receber um padrão de sinalização com
                             algumas diferenças em relação ao padrão rodoviário, principalmente nos
                             quesitos dimensões e de locação das placas.




                       Embora seja um viário dentro de uma área urbanizada do município, sua sinaliza-
                  ção deve obedecer aos critérios do Manual de Sinalização do DER/SP, devendo o Mu-
                  nicípio se reportar ao DER para tratar de quaisquer temas sobre a sinalização dessas

                  vias, devendo, da mesma forma, estarem de acordo com as normas do Manual Brasi-
                  leiro de Sinalização de Trânsito - CONTRAN, que é bastante abrangente em relação à
                  sinalização de vias urbanas.

                       Serão apresentados a seguir, alguns elementos da sinalização viária que poderão

                  ser flexibilizados em relação aos critérios dos trechos rodoviários rurais deste manual
                  do DER/SP.




                  A.5.4 Sinalização vertical



                   Dimensões das placas


                  Os sinais serão os mesmos do padrão DER/SP, porém por serem vias com baixa ve-

                  locidade, o tamanho das placas pode ser reduzido, visando minimizar as interferên-
                  cias nos passeios e implantadas em maior altura, para não interferir na passagem dos
                  pedestres.

                       Sendo trecho rodoviário, sob circunscrição do DER/SP deve-se procurar manter a

                  dimensão mínima de Ø = 0,80 m (ou L = 0,80 m).

                       Admite-se, entretanto, em locais onde não é possível implementar este padrão de
                  placas, o uso excepcional de até Ø = 0,60 m (ou L = 0,60 m) para as rodovias cruzando
                  áreas urbanizadas.




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