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V OL UME 1 – PRO JET O
• Deve-se destacar que o início e o final da Via com características urbanas
devem ser definidos pela geometria local com acessos diretos à via, uso do
solo lindeiro para uso comercial/residencial, com possível redução ou ine-
xistência de faixa de domínio.
• Mesmo sendo uma rodovia, deverá receber um padrão de sinalização com
algumas diferenças em relação ao padrão rodoviário, principalmente nos
quesitos dimensões e de locação das placas.
Embora seja um viário dentro de uma área urbanizada do município, sua sinaliza-
ção deve obedecer aos critérios do Manual de Sinalização do DER/SP, devendo o Mu-
nicípio se reportar ao DER para tratar de quaisquer temas sobre a sinalização dessas
vias, devendo, da mesma forma, estarem de acordo com as normas do Manual Brasi-
leiro de Sinalização de Trânsito - CONTRAN, que é bastante abrangente em relação à
sinalização de vias urbanas.
Serão apresentados a seguir, alguns elementos da sinalização viária que poderão
ser flexibilizados em relação aos critérios dos trechos rodoviários rurais deste manual
do DER/SP.
A.5.4 Sinalização vertical
Dimensões das placas
Os sinais serão os mesmos do padrão DER/SP, porém por serem vias com baixa ve-
locidade, o tamanho das placas pode ser reduzido, visando minimizar as interferên-
cias nos passeios e implantadas em maior altura, para não interferir na passagem dos
pedestres.
Sendo trecho rodoviário, sob circunscrição do DER/SP deve-se procurar manter a
dimensão mínima de Ø = 0,80 m (ou L = 0,80 m).
Admite-se, entretanto, em locais onde não é possível implementar este padrão de
placas, o uso excepcional de até Ø = 0,60 m (ou L = 0,60 m) para as rodovias cruzando
áreas urbanizadas.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP