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V OL UME 1 – PRO JET O
As placas indicativas poderão também, excepcionalmente, ter a altura de letra re-
duzida para até 100 mm, conforme necessidade.
Posicionamento
As Vias Urbanizadas, por serem vias internas às cidades, sofrem bastante interferên-
cia visual com passeios, árvores, posteamento, cartazes, mobiliário urbano etc., o que
diminui muito a conspicuidade das placas de sinalização. Assim pode-se usar, alterna-
tivamente, suportes específicos de vias urbanas como colunas simples, colunas duplas
e braços projetados.
Pode ainda ser fixadas em suportes existentes para outros fins tais como postes
de iluminação, colunas ou braços semafóricos etc.
Permite-se a colocação de mais que uma placa por suporte de forma a minimizar a
quantidade de suportes, pois em vias urbanas o número de placas é bastante elevado
comparativamente às vias rurais.
Placas em braço projetado podem ser utilizadas em casos de falta de visibilidade
por interferência visual (ex. vias intensamente arborizadas), ou em casos de necessida-
de de se ressaltar a comunicação (exemplo: placa A-14 para o primeiro semáforo após
o trecho rodoviário).
O espaçamento entre as placas pode ser diminuído, obedecendo às necessidades
locais de cada projeto.
A borda inferior da placa ou conjunto de placas deve ficar a uma altura livre entre
2,10 e 2,40 m em relação ao solo, incluindo-se a mensagem complementar, se existir,
com a finalidade de se evitar a interferência com o tráfego de pedestres e melhorar a
sua visibilidade.
O afastamento lateral medido entre a projeção vertical da borda lateral da placa e
a borda da pista deve ser no mínimo de 0,30 m para trechos retos e 0,40 m para trechos
em curva.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP