Page 191 - Manual_de_Sinalizacao-Vol1_DIGITAL_FINAL
P. 191
V OL UME 1 – PRO JET O
• Nesses casos, mesmo sendo mantidas as características da rodovia, por
conta desse aumento do volume de tráfego de características urbanas,
pode-se optar pela implantação de uma sinalização especial adequada à
situação, com eventual redução nas velocidades da rodovia, por conta do
maior adensamento do tráfego, do número de acessos, e dos conflitos com
o fluxo de passagem. A sinalização normal da via deverá ser restabelecida
imediatamente ao término do trecho com estas perturbações urbanas.
• Quando houver redução de velocidade neste segmento deverá ter sinali-
zação de regulamentação indicando o motivo e a extensão da redução de
velocidade conforme a Figura A-52.
Figura A-52
A.5.3 Rodovia atravessando áreas urbanizadas
Ocorrem ainda trechos onde a rodovia passa por áreas urbanizadas, adquirindo carac-
terísticas físicas e operacionais totalmente urbanas, com passeios e uso do solo lin-
deiro tomado por edificações do tipo residencial, comercial e de serviços, com elevado
tráfego de veículos locais, velocidades muito mais baixas e presença de pedestres e
ciclistas. Ocorre então uma “mistura” entre o tráfego com comportamento rodoviário
(velocidades altas, grande número de veículos comerciais) e o tráfego local com veícu-
los mais lentos e motoristas menos atentos.
Alguns aspectos a serem considerados na sinalização de uma Via Rural passando
por área urbanizada:
• Para efeito de sinalização não deve ser considerado como uma rodovia
normal, mas sim de um viário especial com características específicas de
sinalização.
190
MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP