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V OL UME   1   –   PRO JET O




                                                       Figura B-22























                       Deve ser previsto, ainda, um trecho em tangente L = t  junto ao início ou supressão
                                                                           a
                  do acostamento, visando evidenciar a área neutra correspondente.

                       O Quadro B-8 apresenta o valor de t  em função da velocidade regulamentada na
                                                           a
                  rodovia.




                                                       Quadro B-9



                              Velocidade regulamentada da rodovia   Transição no acostamento
                                            (km/h)                           t  (m)
                                                                              a
                                            V < 60                            30

                                          60 ≤ V < 80                         40
                                            V ≥ 80                            50



                       Nos subitens a seguir são apresentadas diversas situações de aplicações de cana-
                  lização, com a aplicação dos conceitos descritos acima.




                  B.3.1 Marcação especial em acostamentos pavimentados – MAP

                         estreitamento, início e fim de acostamento


                  É utilizada logo após trechos sem acostamento e nos trechos onde o acostamento é
                  suprimido, deixa de ser pavimentado ou contém obstáculos.



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                     MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
          DER / SP
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