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V OL UME 1 – PRO JET O
Figura B-22
Deve ser previsto, ainda, um trecho em tangente L = t junto ao início ou supressão
a
do acostamento, visando evidenciar a área neutra correspondente.
O Quadro B-8 apresenta o valor de t em função da velocidade regulamentada na
a
rodovia.
Quadro B-9
Velocidade regulamentada da rodovia Transição no acostamento
(km/h) t (m)
a
V < 60 30
60 ≤ V < 80 40
V ≥ 80 50
Nos subitens a seguir são apresentadas diversas situações de aplicações de cana-
lização, com a aplicação dos conceitos descritos acima.
B.3.1 Marcação especial em acostamentos pavimentados – MAP
estreitamento, início e fim de acostamento
É utilizada logo após trechos sem acostamento e nos trechos onde o acostamento é
suprimido, deixa de ser pavimentado ou contém obstáculos.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP