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V OL UME   1   –   PRO JET O




                   Estreitamento de acostamento

                  Quando, por qualquer motivo, ocorrer o estreitamento da área destinada ao acosta-
                  mento, este deve ser suprimido e convenientemente sinalizado no trecho em que per-
                  durar a restrição. Nesta sinalização, a área neutra é constituída de faixas de cor branca

                  com 0,50 m de largura, espaçadas entre si de “e” e formando ângulo de 45º com o eixo
                  da rodovia, conforme Figura B-23.



                                                       Figura B-23


































                       Nas proximidades de pontes, com a diminuição da largura ou supressão do acosta-
                  mento, deve-se utilizar a sinalização de advertência e dispositivos auxiliares conforme

                  apresentados no Capítulo F, projeto-tipo 9.

                   Início e final de acostamento

                  O início e o final do acostamento devem ser sinalizados de acordo com a Figura B-24.


                       No caso de final do acostamento e posterior reinício devido a entroncamento viá-
                  rio, deve-se projetar a sinalização horizontal conforme item B.3.3 – Marcação de con-
                  fluências e bifurcações – MCB.





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                                                                    MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
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