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V OL UME 1 – PRO JET O
Os sinais podem ser compostos com mensagem complementar “A ... m”, “ATEN-
ÇÃO CURVA A ... m” e complementados com sinalização horizontal, balizadores, tachas
refletivas e marcadores de alinhamento.
Cabe ainda ao projetista considerar a velocidade de operação da rodovia, ou seja,
a velocidade regulamentada nos trechos em tangente e sem interferências, anteriores
à curva considerada.
De fato, por exemplo, uma curva com 150 m de raio circular, ângulo central maior
que 45º, em boas condições de geometria e de pavimentação, deve ser advertida com o
sinal A-2, em rodovia com velocidade regulamentada em 60 km/h.
No entanto, se a velocidade regulamentada da rodovia for de 100 ou 120 km/h, a
presença de uma curva com as mesmas características deverá ser advertida com A-1,
Curva Acentuada, além da necessária regulamentação de diminuição da velocidade na
aproximação da curva, podendo ser complementadas com sinalização horizontal, bali-
zadores, tachas refletivas e marcadores de alinhamento, conforme o caso.
POSICIONAMENTO
A placa deve ser colocada no lado direito da via, conforme orientações determinadas
no item A.3.2
Nas situações de vias com sentido único de circulação que apresente dificuldades
de visualização da placa no lado direito, poderá ser repetida do lado esquerdo.
Curva à Esquerda Curva à Direita
(A-2a) (A-2b)
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP