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V OL UME 1 – PRO JET O
FUNÇÃO
Advertem sobre a existência, à frente, de curva horizontal à esquerda (A-2a) ou à direita
(A-2b).
PRINCÍPIOS DE UTILIZAÇÃO
Devem ser utilizados nos casos em que o raio da curva (r) e o ângulo central (α) apre-
sentem os seguintes valores:
Quadro A-5: Utilização dos sinal A-2a e A-2b
Raio da curva Ângulo central
(R) (α)
60 m ≤ R < 120 m 30° ≤ α < 45°
Curva
120 m ≤ R < 450 m α > 45º
Devem ser utilizados, também, aonde a condição operacional segura para percor-
rer uma curva – determinada por estudos de engenharia de tráfego – resulta em ve-
locidade acima de 40 km/h e abaixo de 80 km/h e tal velocidade é inferior à máxima
regulamentada na via.
Deve-se observar ainda que, em alguns casos específicos, mesmo que os ângulos
centrais ou raios sejam superiores aos aqui especificados, o projetista pode implantar
uma placa desse tipo se julgar necessário. Como por exemplo, nos casos de longos
trechos em tangente, com o surgimento uma única curva de ângulo central grande,
mas que pela velocidade elevada da via, pode se tornar uma situação de perigo para os
usuários menos atentos.
Os sinais podem ser compostos com mensagem complementar “A ... m”, “ATEN-
ÇÃO CURVA A ... m” e complementados com sinalização horizontal, balizadores, tachas
refletivas e marcadores de alinhamento.
Em locais sujeitos a nevoeiros ou com outros problemas de visibilidade, a implan-
tação dos sinais A-2a e A-2b deverá ser considerada para valores superiores aos pa-
râmetros recomendados acima, como instrumento capaz de auxiliar na melhoria das
condições de visualização da curva.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP