Page 101 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 101

CAPÍTUL O   0 3   –   A CIDENT ALID ADE




                       Dessa forma, o segmento deve ser considerado crítico quando o Índice Ponderado
                  de Acidentes for maior que o Índice Crítico (I >I ).
                                                             p  c



                  3.3 Custo dos acidentes





                  No Brasil, 479.857 vidas foram perdidas no trânsito entre 2007 e 2018. Além de um
                  grande impacto social, essas perdas têm também repercussões econômicas: os custos
                  desses acidentes superaram R$ 1,5 trilhão no período [10].


                       Os custos de um acidente que podem ser quantificados são sempre menores do
                  que seus custos reais [11]. Acidentes implicam em custos imensuráveis, como perdas
                  de vida ou lesões permanentes, os quais incidem sobre as vítimas dos acidentes e as
                  pessoas com quem elas se relacionam. Há casos também em que ocorrem danos ao

                  meio ambiente, como em acidentes com produtos perigosos. Esses custos são bastan-
                  te elevados e impactam a sociedade de maneira, muitas vezes, irreversível.

                       Contudo, mesmo que a saúde e a vida não possam ter seu valor calculado, é possí-
                  vel fazer uma estimativa dos impactos que o dano à vida pode causar à sociedade. Com

                  isso, estima-se o custo dos acidentes e é possível subsidiar tomadas de decisão, com o
                  objetivo de promover um ambiente rodoviário mais seguro [12].

                       Nesse sentido, calcular os custos dos acidentes é fundamental para compará-los
                  aos custos envolvidos com a implantação de contramedidas de segurança, de modo

                  a determinar se uma contramedida apresenta resultados economicamente vantajo-
                  sos para a Segurança Viária. Mesmo com valor elevado, uma contramedida pode ser
                  economicamente justificável se promover uma significativa redução de acidentes. Este

                  assunto é tratado com mais detalhes no “Capítulo 14 — Avaliação econômica e moni-
                  toramento de projetos implantados”.

                       A metodologia de cálculo proposta pelo IPEA  para estimar o custo dos aciden-
                                                                    9
                  tes baseia-se em dois princípios: aditividade dos custos, que supõe a possibilidade de



                  9   O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é uma fundação pública federal vinculada ao
                     Ministério da Economia que fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais
                     para a formulação e o acompanhamento de políticas públicas e programas de desenvolvimento,
                     por meio de atividades de pesquisa.

          100
          100
                                 GUR
                                SE
                                          VIÁRIA
                                     ANÇA
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU
                             DE
                          AL
          DER / SP
          DER  / SP
   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106