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CAPÍTUL O 0 3 – A CIDENT ALID ADE
Dessa forma, o segmento deve ser considerado crítico quando o Índice Ponderado
de Acidentes for maior que o Índice Crítico (I >I ).
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3.3 Custo dos acidentes
No Brasil, 479.857 vidas foram perdidas no trânsito entre 2007 e 2018. Além de um
grande impacto social, essas perdas têm também repercussões econômicas: os custos
desses acidentes superaram R$ 1,5 trilhão no período [10].
Os custos de um acidente que podem ser quantificados são sempre menores do
que seus custos reais [11]. Acidentes implicam em custos imensuráveis, como perdas
de vida ou lesões permanentes, os quais incidem sobre as vítimas dos acidentes e as
pessoas com quem elas se relacionam. Há casos também em que ocorrem danos ao
meio ambiente, como em acidentes com produtos perigosos. Esses custos são bastan-
te elevados e impactam a sociedade de maneira, muitas vezes, irreversível.
Contudo, mesmo que a saúde e a vida não possam ter seu valor calculado, é possí-
vel fazer uma estimativa dos impactos que o dano à vida pode causar à sociedade. Com
isso, estima-se o custo dos acidentes e é possível subsidiar tomadas de decisão, com o
objetivo de promover um ambiente rodoviário mais seguro [12].
Nesse sentido, calcular os custos dos acidentes é fundamental para compará-los
aos custos envolvidos com a implantação de contramedidas de segurança, de modo
a determinar se uma contramedida apresenta resultados economicamente vantajo-
sos para a Segurança Viária. Mesmo com valor elevado, uma contramedida pode ser
economicamente justificável se promover uma significativa redução de acidentes. Este
assunto é tratado com mais detalhes no “Capítulo 14 — Avaliação econômica e moni-
toramento de projetos implantados”.
A metodologia de cálculo proposta pelo IPEA para estimar o custo dos aciden-
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tes baseia-se em dois princípios: aditividade dos custos, que supõe a possibilidade de
9 O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é uma fundação pública federal vinculada ao
Ministério da Economia que fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais
para a formulação e o acompanhamento de políticas públicas e programas de desenvolvimento,
por meio de atividades de pesquisa.
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