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CAPÍTUL O 0 3 – A CIDENT ALID ADE
Quadro 3.3: Principais indicadores de resultado
Indicadores Descrição Formulação Uso e limitações
matemática
Índice de acidentes Índice que reflete o • índice mais geral para avaliar Segurança Viária;
(também chamado número de acidentes • útil para estabelecer comparações;
de índice de que ocorrem em N x 10 6
acidentes por milhão um segmento pela I = exposição* • não considera diferenças de severidade entre
a
de quilômetros exposição em acidentes;
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percorridos) determinado período • mais utilizado como índice nacional ou estadual.
de tempo.
Número absoluto Número absoluto de • útil para planejamento em nível local, mas pouco
(de acidentes ou acidentes ou vítimas útil para comparações;
vítimas) em certo local em um • no caso de número de feridos, grande proporção
determinado período I = ∑ N de feridos leves não é notificada;
de análise.
• há grande subnotificação de acidentes sem
vítimas, com danos materiais somente.
Índice de acidentes Índice que • mostra o impacto de acidentes de trânsito,
ou vítimas por apresenta a taxa número de vítimas ou mortes sobre a população;
100.000 habitantes 6 de acidentalidade, N x 10 5 • útil para refletir a magnitude do problema em
mediante o número I = habitantes relação a outras causas de morte;
h
relativo de feridos
ou mortos (risco) por • útil para comparações internacionais.
habitantes
Índice de acidentes Índice que • mostra a relação entre acidentes ou vítimas
ou vítimas por apresenta a razão e o tamanho da frota de veículos (índice de
10.000 veículos da acidentalidade, motorização da sociedade);
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mediante o número • omite os meios de transporte não motorizados e
relativo de feridos ou 4 outros indicadores de exposição;
mortos (risco) pela I = N x 10 • a precisão depende da confiabilidade dos dados de
veic
frota veículos registro de veículos.
• reduções no indicador podem ser devido
ao aumento no número de veículos, e não
representarem ganhos reais em termos de
Segurança Viária.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [5]
5 O cálculo da exposição é realizado a partir do volume de tráfego (VDM), da extensão do trecho e do número de
dias do período analisado, conforme indicado no Quadro 3.2 e na Equação 3.6 (item “3.3.2 – Cálculo dos seg-
mentos críticos”).
6 Este índice também é utilizado no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS),
o qual define metas para os próximos 10 anos (2019-2028), baseando-se no índice de mortos por grupo de
habitantes. Conforme Art. 326-A do Código de Trânsito Brasileiro, esse índice deve ser reduzido à metade [8].
7 Este índice também é utilizado no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS),
o qual define metas para os próximos 10 anos (2019-2028), baseando-se no índice de mortos por grupo de
veículos. Conforme Art. 326-A do Código de Trânsito Brasileiro, esse índice deve ser reduzido à metade [8].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
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