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CAPÍTUL O 0 3 – A CIDENT ALID ADE
UPS x 10 6
(i) I = VDM x extensão x nº dias do período Eq. 3.3
p
UPS x 10 6
(ii) I = VDM x nº dias do período Eq. 3.4
p
A partir do cálculo de I , é possível determinar Índice Crítico ( I ), o qual serve de re-
C
p
ferência para a determinação dos segmentos críticos. O Índice Crítico é calculado usan-
do a distribuição de Poisson, apresentada na Equação 3.5:
l = l + K x l p - 0,5
c
p
exposição exposição Eq. 3.5
Onde K é uma constante que determina o grau de confiança de um determinado
índice de acidente calculado, sendo:
• nível de confiança de 99,5%: K = 2,576;
• nível de confiança de 95%: K = 1,645;
• nível de confiança de 90%: K = 1,282.
Para o contexto rodoviário, sugere-se a utilização de K = 1,645, com 95% de con-
fiança, valor relacionado ao nível de significância do teste de hipótese (H ) [9]. Esse
8
0
valor é adotado pelo DER/SP, Artesp e DNIT e é utilizado no contexto das rodovias
norte-americanas.
A exposição, por sua vez, é dada pela Equação 3.6, onde VDM é o Volume Diário
Médio, em veículos:
exposição = VDM x extensão do segmento x nº dias no período Eq. 3.6
8 O nível de significância é a probabilidade tolerável de se rejeitar H quando H é verdadeiro. Re-
o
o
jeita-se H quando o trecho é crítico (ou seja, quando I > I ).
c
p
o
99
99
ANÇA
MANU
VIÁRIA
DE
AL
SE
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
GUR
DER / SP
DER / SP